Kéfera deu o que falar ao publicar um vídeo ensinando uma receita inusitada: jogar pó de gelatina diet em um pepino para adocicá-lo e “matar” a vontade de comer doce. “Tá fazendo estratégia igual a mim para compulsão alimentar não atacar? Para você ir lidando com ela? Tem um plano alimentar para ser seguido? Nada de ficar maluca aqui, hein. Zero caloria, superdoce, enche a barriga”, afirmou, ao dar a “dica”.
Nos comentários, a influenciadora recebeu uma série de críticas por banalizar o diagnóstico de compulsão e até incentivar transtornos alimentares, ao mostrar um truque como solução para uma vontade que pode ter muitas questões por trás.
Como explica esta reportagem da Veja Saúde, a compulsão alimentar é marcado por episódios bem definidos, com duração de 20 minutos a duas horas, em que a pessoa come uma quantidade muito superior ao normal para ela. Vai muito além de vontade de dar uma beliscada ou estar com muita fome, viu? Para ter o diagnóstico e fazer o tratamento, é preciso passar por acompanhamento de uma equipe multidisciplinar de especialistas, entre eles, psicólogos e nutricionistas.
Após toda a polêmica, Kéfera usou as redes para rebater as críticas. “A gente acordou e teve polêmica. Basicamente quando pegam um trecho da coisa que eu falo e vira bafafá. Eu postei um negócio lá que eu gosto de comer. Quem ficou engatilhado com pepino com gelatina porque achou incentivo, nem sei como explica, tenham acompanhamento profissional”, pronunciou-se.
“Sempre deixo muito claro aqui a importância de ter acompanhamento profissional. Dá para comer de tudo, é só ter acompanhamento profissional”, escreveu no story.