Starbucks vai sair do Brasil? Entenda crise da operadora da marca
A SouthRock, que opera as lojas do Starbucks no Brasil, já fechou 43 lojas. Entenda a crise da operadora e como ela pode afetar o seu café
A SouthRock, que opera as lojas do Starbucks no Brasil, está numa crise profunda. Não à toa você deve ter notado algumas dezenas de lojas da marca que fecharam no país. Tudo isso aconteceu porque, no final de outubro, a SouthRock protocolou um pedido de recuperação judicial com uma dívida de R$ 1,8 bilhão.
Apesar disso, o pedido de recuperação judicia foi negado pela Justiça e, por isso, o caso ainda está sem uma definição muito clara. Não entendeu exatamente o que está acontecendo? Calma que a gente te explica tudo sobre esse caso.
Ao todo, 43 lojas foram fechadas em todo o país, segundo informações da Exame. A maior concentração de lojas fechadas está localizada em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
No Brasil, a SouthRock opera também as marcas TGI Fridays™, B.A.R. (Brazil Airport Restaurants), Subway e Eataly. Em 2018, a operadora conseguiu os direitos sobre os negócios do Starbucks no país. A marca do café que amamos, porém, chegou ao Brasil ainda no início do século 21, em 2006.
A operadora informou que o cenário de alta volatilidade no país, juntamente com o avanço da covid-19 entre 2020 e 2022 acabaram minando os lucros da empresa. Em 2022, a empresa teve queda nas vendas de 30%. Em 2021, 70%. E, em 2020, o recuo foi de 95%, segundo o g1.
O ápice da crise
Com todo o desenho recente dessa crise, o ápice foi a suspensão da licença da SouthRock no Brasil, e, por isso, as lojas acabaram fechando no país. Uma loucura, né? Todo esse movimento também aconteceu após a rede de cafés ter relatado, em fevereiro deste ano, os seus planos de expansão para Ceará, Goiás e Recife. Ou seja, os fechamentos da loja pegou o público bem desprevenido, né?
A SouthRock informou, por sua vez, que pretende entrar em uma nova fase para superar a atual crise, o que incluiria “os ajustes incluem a revisão do número de lojas operantes, do calendário de aberturas, de alinhamentos com fornecedores e stakeholders, bem como de sua força de trabalho tal como está organizada atualmente”. Ou seja, bem possível teremos mais lojas fechadas.
A importância do café no Brasil
Que brasileiro ama café, todo mundo sabe. Mas você sabia que nós somos os maiores produtores do grão do mundo? Entre os consumidores, só ficamos atrás dos EUA. Segundo informações da Conab, a produção de café no Brasil (do tipo arábica e conilon, que são as mais consumidas em todo mundo) deve chegar a 54,36 milhões de sacas.
Brasil, Vietnã e Colômbia são os principais produtores do grão no mundo. Ou seja, café, aqui no Brasil, dificilmente vai faltar, viu?