ue os desastres como no Rio Grande do Sul não são naturais, mas sim, provocados pela ação humana, não é novidade (inclusive, a gente já te explicou isso aqui neste texto). É urgente pensar nas mudanças climáticas e em como evitar novos efeitos como este, mas, enquanto isso, a população precisa urgentemente de apoio de todos para sobreviver e atravessar a tragédia.
E os dados não são animadores: as chuvas prometem dar uma trégua a partir desta terça-feira (14), mas isso não significa que a situação do estado irá melhorar. O nível do rio Guaíba, por exemplo, superou a cheia de 1941 pela segunda vez e chegou a subir 14 cm em apenas 4 horas no último fim de semana.
Até o momento, o Rio Grande do Sul chegou a contabilizar 147 vítimas dos temporais e cheias. O boletim da Defesa Civil do Estado ainda aponta ainda 127 desaparecidos e 806 feridos.
E a gravidade só aumenta: o número de pessoas fora de casa subiu para mais de 619 mil. Quase 81 mil estão em abrigos e 538 mil estão desalojados (em casa de amigos e parentes).
Aqui na CAPRICHO a gente já te contou que é hora de combater fake news sobre a tragédia (e como fazer isso), lembra? E vamos reforçar que, sim, você pode e deve ajudar mesmo à distância e sendo jovem.
Não existe essa de “poxa, mas não posso fazer nada”, ok? Você pode e deve, sim, e existem meios para isso. Sabe aquela blusinha ou camiseta que está parada no seu guarda-roupa e você não usa há um tempo? Neste momento tem alguém precisando dela. Assim como daquele sapato ou outro item de roupa que está esquecido na gaveta.
Leia o “Guia de boas práticas para ajudar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul” e compartilhe nas redes sociais.
Anote aí. Abaixo, estão alguns canais legítimos para fazer doações em dinheiro ou de peças de roupa (lembrando que é sempre importante checar o trabalho de outras organizações da sociedade civil e como elas podem ajudar, ok?).
Quais são os canais oficiais de doação em dinheiro, CAPRICHO?
- SOS Rio Grande do Sul: canal de doações do governo do RS. Chave PIX: CNPJ 92.958.800/0001-38
- Prefeitura de Porto Alegre: conta para doações do governo da capital gaúcha. Chave PIX: CNPJ 92.963.560/0001-60
- Cufa: canal criado pela Central Única das Favelas. Chave PIX: doacoespaypal@cufa.org.br
- Ação Cidadania: ong tem tem apoiado com refeições quatro cozinhas solidárias no RS. Chave PIX: sos@acaodacidadania.org.br
Quais locais estão recebendo coleta de doações, CAPRICHO?
- Correios – Agências dos Correios no Paraná, São Paulo, Santa Catarina e algumas cidades do Rio Grande do Sul estão recebendo doações de materiais de limpeza e higiene, rações para animais, roupas e alimentos. Basta levar os itens a uma das agências e o envio é feito gratuitamente.
- Aeroportos – Aeroportos de algumas cidades como Recife (PE), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Santarém (PA) e Uberlândia (MG), entre outros, são pontos de coleta de donativos. A logística terá o apoio de algumas companhias aéreas.
- FAB – A Força Aérea Brasileira (FAB) está recebendo donativos (especialmente roupas, colchonetes, água potável e alimentos nas bases aéreas do Galeão (Rio de Janeiro), de São Paulo e de Brasília.