“Quantas mulheres vocês acham que já pisaram na Lua? Quantas mulheres brasileiras já fizeram isso?”, questiona Lorrane Olivlet, engenheira e jovem pesquisadora, no SuperMeninas, evento da GirlUp em parceria com a CAPRICHO, que acontece neste sábado (7), em São Paulo.
A resposta para esse questionamento é que nenhuma mulher já pisou na Lua – apesar de que outras expedições com elas já aconteceram.
A expectativa é que no ano que vem a astronauta Christina Hammock Koch seja a primeira numa expedição para a Lua. Pra vocês terem uma noção, foi só em 2019 que Christina, juntamente com outras astronautas, realizaram a primeira caminhada espacial composta apenas por mulheres.
A primeira vez que uma pessoa pisou na Lua foi em 1969, durante a Apollo 11. Do Brasil, porém, ainda não tivemos uma mulher que nos representasse nesses espaços.
Mas ó, tudo isso não é por falta de vontade, viu? Sim, nós queremos muito que mais e mais meninas e mulheres ocupem esses lugares.
E ainda bem que existem iniciativas que querem ajudar a gente. Prova disso é o Reprograma, um projeto que quer diminuir a lacuna de gênero na tecnologia. É o que explica Nadja Brandão, CEO do Reprograma, no evento.
“A tecnologia é remédio, mas também pode ser veneno. Por isso que eu falo para ocuparmos esses espaços”, disse Brandão, no evento.
*Nós estamos com uma cobertura completa sobre o evento SuperMeninas, com GirlUp! Você pode acompanhar toda a nossa cobertura aqui no site da CAPRICHO e também nas nossas redes sociais!