As inscrições para o segundo processo seletivo de 2023 do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), programa do MEC que reúne vagas oferecidas por universidades públicas de todo o Brasil, começaram nesta segunda-feira (19) e vão até a quinta-feira, dia 22, no Portal Único. Para se inscrever, o estudante precisa ter realizado o Enem 2022 e não pode ter zerado a redação.
É possível se candidatar em até duas opções de vagas e devem especificar a ordem de preferência. O estudante poderá escolher por concorrer às vagas de ampla concorrência ou as reservadas as políticas de ações afirmativas.
O Sisu também mostra a nota de corte de cada instituição, a modalidade de concorrência, o local em que o curso é oferecido e os turnos disponíveis. Os dados serão atualizados conforme as inscrições forem processadas e, durante esse período, os estudantes poderão alteram suas opções.
O resultado será divulgado no dia 27 deste mês. Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu. Para isso, é preciso manifestar interesse em participar da lista entre os dias 27 de julho e 4 de julho. A convocação dos candidatos em lista de espera será feita pelas próprias instituições a partir de 10 de julho.