Claudia Sheinbaum foi eleita na noite deste domingo (2) como a primeira mulher a ocupar o posto de presidente do México. Além de ex-prefeita da Cidade do México, Sheinbaum é conhecida como “la Doctora”, sobretudo pela sua trajetória acadêmica que incluem a formação como física e um doutorado em engenharia energética. Além disso, ela chegou a fazer parte de um painel de cientistas que recebeu o Nobel da Paz, tá bom para vocês?
Agora, Sheinbaum enfrentará desafios relacionados à imigração e segurança do país, segundo informações da CNN. O seu mandato durará seis anos. No México, não há reeleição presidencial.
Sheinbaum venceu com ampla vantagem sobre o segundo colocado. Ela recebeu 60% dos votos. Ela assume o posto mais alto político do país, no lugar do político e também aliado Andrés Manuel López Obrador.
“Nossa obrigação é e sempre será cuidar de cada mexicano sem distinção,” afirmou Sheinbaum em um discurso na manhã desta segunda-feira (3).
“Embora muitos mexicanos não concordem totalmente com nosso projeto, teremos que caminhar em paz e harmonia para continuar construindo um México justo e mais próspero”, acrescentou. O discurso foi direcionado principalmente para a ala conservadora do país.
A trajetória políticade Sheinbaum em 2000, como secretária de meio ambiente da Cidade do México. Depois, em 2006, ela se tornou uma das cientistas resopnsáveis pelo Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas (IPCC) – um ano depois, ela recebeu o Prêmio Nobel da Paz.
Reações
No Brasil, o presidente Lula (PT) comemorou a ascenção de Sheinbaum à presidência como “uma vitória da democracia”. Ele também disse que pretende viajar ainda este ano para o México para estreitas as relações comerciais entre os países.
Estou muito feliz com a vitória da @Claudiashein por ser uma mulher progressista à frente da presidência do México, uma vitória da democracia, e também pelo meu grande companheiro @lopezobrador_ que fez um governo extraordinário. Eu pretendo viajar ao México este ano para…
— Lula (@LulaOficial) June 3, 2024