É, pessoal, vocês não leram errado: um país será realmente engolido pelo oceano nos próximos 50 anos. Não, não estamos falando da Itália, porque, infelizmente, ele não é o único local que sofre desse risco. Sou a Liza, da Galera CH, e o papo de hoje é sobre Tuvalu. Não se preocupe se você não o conhece, eu também não o conhecia até um tempo atrás.
Tuvalu é um grupo de nove atóis (ou seja, pequenas ilhas) localizadas na Oceania e tem a quarta menor população do mundo (por volta de 11 mil pessoas). O motivo desse arquipélago estar nessa situação super problemática é a sua maré, que está subindo exponencialmente, por conta das mudanças climáticas. Para vocês terem uma ideia, a frase “Tuvalu está afundado” é a uma das mais faladas no local, e mesmo com uma solução temporária de evacuação para Fongfale (uma ilhas mais longe do oceano), ela ainda está apenas 20 metros acima do nível do mar.
Mesmo com todos os empecilhos, os residentes são 100% patriotas, prometendo lutar contra todas as dificuldades juntos. É o local que eles cresceram, e é onde eles querem criar suas histórias. As autoridades compartilham do mesmo sentimento, tanto que, em 2021, o então ministro das Relações Exteriores do país gravou um pedido urgente de ajuda para as Nações Unidas. Para mostrar a gravidade da situação, seu discurso foi feito no oceano (literalmente).
Mas que espécie de ‘jornalista’ eu seria se eu não trouxesse uma forma que você pudesse ajudar? Para nossa felicidade, Tuvalu é muito desenvolvida tecnologicamente. Sabe o domínio “.tv” da Twitch, MTV, e de outros milhares de sites? Esse domínio era de Tuvalu, porém eles decidiram comercializá-lo e utilizar o lucro para comprar seu lugar no comitê da ONU, e por isso, eles criaram o próprio metaverso. Para encontrá-lo, basta pesquisar “tuvalu.tv”, e no próprio site, você tem a opção de mandar um e-mail para o Ministro(a) do Ambiente do seu PRÓPRIO país (sim, eles conseguem encontrar essa informação).
Percebe que juntos conseguimos mudar o destino dessa ilha? Muitos já perderam a esperança, outros são a favor da emigração dos habitantes, mas eu acredito que ainda dá tempo de fazer alguma coisa. Se nós não gostaríamos de ter nossas casas inundadas, por que eles merecem?