Se você tem vontade de montar looks estilosos mas possui poucas peças no armário, que tal descobrir algumas dicas para multiplicar suas opções de visuais? A CAPRICHO conversou com a stylist Clara Alessandri para te dar dicas de como combinar peças-chave nas produções.
Entenda seu estilo próprio
Ao se conhecer e entender o que você gosta, fica bem mais fácil na hora de fazer compras. Para a stylist Clara Alessandri, “o autoconhecimento é fundamental para saber exatamente como misturar cores, peças e acessórios“.
Dentro da teoria dos sete estilos universais, existem os seguintes estilos: casual, romântico, moderno, fashionista, clássico, sexy e sofisticado. Somos todas uma mistura de dois ou três deles.
- Casual: caracterizado por peças versáteis de malha ou tecidos naturais, com modelagem soltinha, já que a prioridade é conforto e praticidade, com preferência para cores e estampas mais básicas.
- Romântico: peças com babados, rendas, estampas fofas em cores claras, suaves e tons pastel.
- Moderno: a cor preta é uma “preferência”. Ele é caracterizado por peças assimétricas, geométricas e volumosas, com acessórios diferenciados por cor ou por textura. Um bom exemplo, é o look inteiro preto com tênis xadrez.
- Fashionista: para pessoas ousadas e antenadas na moda, produções que misturam vários estilos, nas diferentes peças do look.
- Tradicional: peças de qualidade, atemporais, de alfaiataria, cores sóbrias e linhas retas, com estampas clássicas e discretas.
- Sexy: decotes profundos, fendas, transparências, rendas, animal print e cores fortes, são os pontos principais.
- Refinado: peças contemporâneas e duráveis, com looks que passam uma imagem de elegância e confiança.
Dica: Identificando no próprio guarda-roupa dois ou três desses estilos, esse será o seu mix. Você pode ter um estilo 50% básico, 40% romântico e 10% sexy, por exemplo. Não precisa ficar limitada a eles, mas é um ótimo guia para você entender melhor o seu gosto!
Escolha peças versáteis
Com as peças corretas, é possível montar uma infinidade de looks usando as mesmas roupas de base. Por exemplo:
- Camisa branca: é sempre uma peça versátil, que atende pessoas de um estilo casual ou até um mais sofisticado.
- Calça jeans: com inúmeros estilos, lavagens, cores e modelagens, a queridinha do street style é bem-vinda em diversas ocasiões.
- Jaquetas: complementos disponíveis em vários modelos – com zíper trator, fechamento com botões ou até mesmo bomber. As de couro também nunca saem de moda e fazem a composição ficar um arraso!
- Blazers em cores marcantes: pode usar com looks monocromáticos ou apenas com o blazer como o ponto de cor do visual.
- Bota tratorada: o item está em alta neste inverno e compõe um novo estilo para looks com calça e camiseta.
Esses itens proporcionam visuais para a escola, sair com as amigas, ficar em casa… Também fique atenta às estampas – algumas delas são atemporais, como a xadrez e a listrada.
Brinque com as cores
A gente sempre tem a leve tendência de montar looks que são com uma paleta mais fechada, por medo de ousar e sair da nossa zona de conforto. Uma boa dica é brincar com a combinação de cores, seja com a ajuda do circulo cromático, ou apostando nos tons do momento. A stylist Clara Alessandri acredita que o ideal é começar com peças brancas ou abusar das várias tonalidades de azul, desde o claro até o marinho. Isso sem contar os looks monocromáticos, que são superestilosos e fáceis de montar.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Escolha itens de qualidade
Se o seu objetivo é ter poucas peças e ainda produzir looks legais, invista em roupas com tecidos de maior durabilidade. É aquela máxima do “tenha poucas, mas boas peças”. Pesquise marcas que se importem com a qualidade dos produtos – e que sejam transparentes quanto a isso!
Use a criatividade
Teste novas combinações com os itens que você já tem e descubra novas possibilidades para os seus looks do dia a dia. Com uma calça jeans, você pode criar um visual lindo combinado com uma blusa listrada e um tênis branco. Também vale colocá-la com uma camisa de estampa floral por fora da calça de forma mais despojada e, para finalizar, uma sapatilha preta de bico fino, por exemplo. Aposte em sobreposições divertidas e se joga! <3
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Pesquise referências
Siga perfis e sites que combinem com o seu estilo e aproveite para se inspirar na hora de montar seus looks. Fique de olho em perfis de famosas ou de influenciadoras, figurinos de seriados e até aqui no site da CH.
Use acessórios
Os acessórios são os nossos melhores amigos para turbinar o resultado! Aposte em colares, brincos, pulseiras, cintos diferenciados e bolsas. Eles podem ser o ponto de cor em um visual mais sóbrio.
Além disso, chapéus, laços, presilhas, lenços e tiaras também trazem um toque de personalidade extra a quem os utiliza, viu? Um lenço de animal print ou xadrez, enfeitando um rabo de cavalo, por exemplo. Pontuar um look com tendências no acessório, é um artifício para quem não curte peças tão diferentonas.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no InstagramContinua após a publicidade
Quantidade das peças
Para a stylist Clara Alessandri, um armário com 45 peças já possui a variedade ideal para criar combinações estilosas. Sendo:
- 20 peças de cima: blusas, camisetas e camisas.
- 10 peças de baixo: calças, saias e shorts.
- 3 peças inteiras: vestidos e macacões.
- 2 jaquetas ou blazers.
- 10 calçados: tênis, sapatilha, sandálias, sapatos de salto entre outros.
Qual desses truques você vai aderir?
Quem deu as informações: Clara Alessandri, personal stylist de São Paulo cadastrada no GetNinjas.