Projeto Cria e Costura leva criações de alunos da periferia ao SPFW
"A gente traz nossos ancestrais para dentro desses abientes tão elitizados", conta aluno da iniciativa
A união de diversos jovens e adultos da periferia de São Paulo resultou em um desfile emocionante no São Paulo Fashion Week N57. O Projeto Cria Costura desfilou a coleção dos formandos de 2023 no evento na quarta-feira (10). Conversamos com dois alunos que compartilharam a experiência de ver suas criações na passarela.
O Cria e Costura é um projeto do INMODE (Instituto Nacional de Moda, Design e Economia Criativa) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo. Ele teve início em 2021 quando era apenas um curso de moda na Cidade Tiradentes, na Brasilândia e no Carrão, bairro da Zona Leste do estado.
@capricho 32 alunos criando looks e desfilando na #SPFW? Temos! Conversamos com a galera jovem que produziu do zero looks que desfilaram na passarela do Projeto Cria Costura. Eles são de regiões periféricas de São Paulo e, claro, arrasaram! 💫
“É um projeto muito incrível, tem como objetivo mostrar a costura aceleradora, mostrar novas técnicas de costura, mostrar diferentes modelagens”, explicou Vitória Ribeiro, uma das alunas que teve sua criação apresentada. Ainda revelou que estavam desenvolvendo a coleção desde o último mês.
Já Júnior Camini, outro aluno do Cria Costura, se emocionou ao ver a peça que desenvolveu na passarela do SPFW. Ele ressaltou a importância daquele momento para a sua carreira e para as pessoas com quem convive. “A gente traz nossos ancestrais para dentro desses abientes tão elitizados”, afirmou Júnior.
Na passarela, 32 looks foram desfilados. As produções foram divididas em 6 blocos de acordo com o material escolhido por cada integrante, todos construídos a partir do tema ‘bonecas’ sugerido pelo estilista Jefferson de Assis, que também é o coordenador da iniciativa. Renda branca, preta, paetês azuis, marrons, organza marrom e rosa-chiclete foram os tecidos que dividiram a coleção.
Os alunos ainda utilizaram de tendências como recortes, babados e modelagens em balonê para compor os visuais. Barras despontadas, comprimentos mini e muito volume também apareceram na apresentação da turma.
No final da apresentação, cada aluno se posicionou na frente da modelo que estava com a sua criação e a plateia aplaudiu emocionada.