Depois do sucesso com sua marca de beleza Kylie Cosmetics, Kylie Jenner decide investir na moda ao fundar sua própria marca de roupas, denominada Khy, que foi oficialmente lançada hoje, quarta-feira (1º). Por trás da marca, estão as empresárias Emma e Jens Grede, que também estão envolvidas na Skims, de Kim Kardashian, e na Good American, de Khloé Kardashian. Dentre a repercussão da novidade, surgiram questionamentos sobre sustentabilidade e até uma acusação de plágio.
“Khy une perfeitamente a moda de designer com o estilo do dia a dia”, escreveu a empresária em publicação nas redes sociais que anuncia sua primeira coleção, feita em parceria com Namilia, marca baseada em Berlim.
O drop de estreia da Khy conta com itens pretos de couro sintético com preços que vão de US$ 48 a US$ 198 (entre R$ 241 e R$ 997) e tamanhos de PPP a 4G.
E, embora haja a ideia de que cada linha seja desenvolvida em colaboração com jovens marcas e designers, parece que a etiqueta deve continuar trazendo uma referência ao ‘quiet luxury‘ com básicos e clássicos – só que a preços um pouco mais acessíveis.
@kyliejenner 11/1 KHY.COM
Apesar dessa interessante parceria com nomes jovens e incipientes da moda, até o momento a marca não revelou suas práticas sustentáveis, uma das características mais importantes hoje em dia quando se vai criar uma marca do zero.
Além disso, depois do anúncio do lançamento, a designer britânica Betsy Johnson acusou Kylie Jenner de plagiar seu trabalho. “Nós enviamos por e-mail a Kylie e toda a sua equipe o conceito e o projeto da [minha linha] @products.ltd há 6 meses. Conceito interessante, Kylie… Interessante. Obrigada pela co-assinatura. Foda-se o seu apoio”, escreveu em um Story publicado no Instagram.
listen…..all stealing from smaller creators is bad but when you steal from an extremely beloved fashion girlie who works her ass off in the hardest city to make it in…..I hope the backlash is swift. Betsy doesn’t deserve this at all. pic.twitter.com/tgM7NLuyZb
— LOUIS (@LouisPisano) October 26, 2023
Nas redes sociais, criadores de conteúdo especializados em moda comentam a notícia. “Esse é um dos motivos pelos quais eu insisto que a gente não precisa de mais uma marca de influencer, blogueira ou celebridade que não tem bagagem nenhuma no mercado e muito menos conhecimento na história e cultura da moda”, diz Bia Nardini, por exemplo.
@bianardiniii Respondendo a @Diaboda silva 🩻 a Khy, marca de Kylie Jenner, já está sendo acusada de plágio e esse é apenas um dos motivos pelos quais eu me revolto com esse tipo de marca! Enfim… veremos! #moda #fashiontiktok #fashion #khy #kyliejenner #influencer #plagio #polemica #fyp
Lembrando que Kylie Jenner já tinha investido na moda praia anteriormente, com a marca Kylie Swim, que acabou ‘abandonada’ diante de muitas críticas negativas à qualidade das peças. Será que a Khy veio para consolidar o nome da empresária na moda? Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos!