Martins traz inspirações que vão de Sex and The City à umbanda para SPFW
Estilista Tom Martins conta que o jeans, sua série favorita e seu despertar na religião permeiam essa coleção
A edição N56 do São Paulo Fashion Week teve início nesta quarta-feira (8), com desfiles no shopping Iguatemi e no Komplexo Tempo, e a marca Martins tomou a passarela do evento à noite para apresentar sua coleção de outono-inverno 2024. Tom Martins, estilista à frente da etiqueta, revela em entrevista à CAPRICHO suas quatro inspirações para o desenvolvimento dessas peças: o jeans, a reconstrução, a série Sex and The City e sua religião, a umbanda.
“Eu sou apaixonado por cultura pop e decidi trazer a minha série favorita, que é Sex and The City. Temos estampas com algumas cenas da série, com o fundo da Times Square“, conta. “Além disso, trouxemos também um pouquinho da minha religião, a umbanda, que é algo que nunca tinha feito antes. Sempre tive vontade, mas acho difícil fazer isso de uma forma que não fique literal, fantasiosa e até mesmo desrespeitosa. Então, trazemos as entidades Exú e Pomba Gira em algumas estampas e tecidos, com rendas pretas e vermelhas. Acredito que a gente tenha conseguido abordar esse tema respeitando a religião e de uma forma comercial, e não fantasiosa.”
O designer ainda comenta seus dois outros principais pontos de partida para trabalhar com reconstrução e o jeans. “A gente começou com o projeto ‘LOOK’, da Levi’s, em que eu fui um dos estilistas participantes, e a gente reconstruiu alguns clássicos da marca, como a calça 501 e a jaqueta trucker, trazendo nesgas em xadrez flanelado para ampliá-las, porque o oversized é uma parte muito importante do nosso trabalho. Depois disso, também recebemos um convite da empresa de tecelagem Santista para desenvolver algumas peças com jeans, material que já trabalhamos desde a primeira coleção, só que, dessa vez, optamos por uma lavagem bem estonada.”
Na beleza, a inspiração da umbanda foi levada para a maquiagem com chifres e a pintura vermelha, que fazem referência às entidades Exú e Pomba Gira. “Como a Martins gosta muito de pontuar a fluidez entre os gêneros, a gente preferiu deixar a maquiagem bem fluida também e fomos mesclando entre os modelos”, comenta Marília Martins, responsável pela parte artística da beleza, assinada também por Laura La Laina.
O resultado foi uma passarela cheia de novos simbolismos misturados ao DNA da marca, sem esquecer os acessórios com penduricalhos coloridos e exagerados que já são característicos e esperados pelos consumidores em toda coleção.
Vem ver o papo que tivemos com o estilista da marca Martins:
@capricho SPFW| Conversamos com o estilista Tom Martins sobre as suas inspirações para a coleção outono-inverno! E ó, os fãs de #sexandthecity podem comemorar, viu? O desfile da marca foi todo permeado pela série e também pela religião de Martins, a umbanda! ✨💕 #spfw #spfw56 #desfile #moda #religiao