Após cinco dias de desfiles incríveis e coleções inspiradoras, esta temporada do São Paulo Fashion Week chegou ao fim neste domingo (20). A CAPRICHO acompanhou e cobriu o evento e, nesta matéria, trazemos um compilado de 8 estilistas jovens que estão fazendo a diferença no cenário da moda nacional e se destacaram no SPFW N54. Vem conhecê-los!
8 marcas comandadas por estilistas jovens que participaram do SPFW N54
Aluf
Ana Luisa Fernandes, designer paraense radicada no Rio de Janeiro, criou a Aluf, a princípio, para seu trabalho de conclusão de curso da faculdade de moda, que fez na Faap, em São Paulo. Nesta semana de moda paulista, a etiqueta, que estreou na edição N46 pelo Projeto Estufa, apresentou de forma digital a coleção de primavera-verão 2023 chamada Relembrar, que trouxe uma reflexão sobre suas raízes, com peças que carregam seus códigos característicos, como materiais naturais, tear manual, tons terrosos e estudo de volumes.
Ah, e a Ana Luisa está concorrendo na categoria de Estilista do Ano no CH Awards, viu?
Ateliê Mão de Mãe
Vinicius Santana e Patrick Fortuna, criativos por trás do Ateliê Mão de Mãe, que também estão concorrendo na categoria de Estilista do Ano do CH Awards, estrearam no SPFW no ano passado e trazem visibilidade para o artesanato baiano e familiar. A marca de Salvador trouxe às passarelas do evento a coleção “Abre Caminho”, apresentada na semana de moda de Milão, com o intuito de representar a força e a potência da Bahia e, nas palavras deles, falar sobre “o resgate do que é nosso e de nos colocarmos como protagonistas das nossas narrativas”.
Martins
Tom Martins, que dirige a Martins, faz parte dessa leva de novos talentos mais promissores da moda brasileira. A marca, criada em 2016, hoje virou desejo entre fashionistas por ser moderna, resgatar referências da cultura pop e imprimir uma personalidade única em cada peça. Na coleção desfilada neste São Paulo Fashion Week, o estilista trouxe muito xadrez, mix de estampas, alfaiataria e peças oversized e agênero.
Neriage
A Neriage nasceu em 2017 como projeto de conclusão de curso de Rafaella Caniello, que se formou pela Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo. Hoje, já é considerada uma das queridinhas da nova geração e vem crescendo cada vez mais no mercado nacional. No desfile do SPFW N54, vimos o amadurecimento da etiqueta através das peças, com o plissado característico da estilista, veludo, a mistura de cores sóbrias e intensas, como o laranja e o azul, além de chapéus em palha e ráfia.
Anacê
A marca Anacê, atualmente comandada por Ana Cecília Gromann, dialoga com a geração Z ao propor uma moda sem gênero que deseja desconstruir padrões de vestuário e levar um olhar renovado para a alfaiataria tradicional. Nesta edição do São Paulo Fashion Week, a estilista apresentou sua primeira coleção solo, denominada Inconsciente Concreto – antes, a marca também era comandada por Clara Watanabe. Na passarela, Anacê faz da apresentação um ato político ainda mais evidente ao trazer a deputada federal Erika Hilton como modelo e deixa claro que ainda tem muito a mostrar no futuro.
Ah, Ana Cecília Gromann também está concorrendo a Estilista do Ano no CH Awards!
LED
Por falar em posicionamento político, a LED é uma das marcas que nunca deixa de demonstrar opinião nos desfiles. Desta vez, Erika Hilton brilhou na passarela com look vermelho e uma faixa presidencial, e o diretor criativo Célio Dias apresentou uma coleção que, segundo ele, “mistura o tradicional e o moderno, trazendo símbolos diretamente do Brasil interiorano”.
Korshi 01
Pedro Korshi inaugurou a Korshi 01 em 2018, com o intuito de desenvolver uma marca com foco na versatilidade das roupas. Neste SPFW, ele saiu do eixo do Komplexo Tempo, onde ocorreram a maior parte dos desfiles, para apresentar sua coleção no Centro Cultural Vila Itororó, na Bela Vista, trazendo novamente o conceito de peças multifuncionais, com camisas, gravata neon e muito comprimento cropped.
Dendezeiro
Por fim, colocamos nesta lista a dupla Hisan Silva e Pedro Batalha, concorrentes na categoria Estilista do Ano do CH Awards, nomes por trás da Dendezeiro, que tem seu DNA nas ruas de Salvador. Eles estrearam na semana de moda neste ano e, agora, apresentaram a coleção Ruas do Brasil, que amplia as referências para outras cidades – Recife, Natal, Rio de Janeiro e São Paulo – e entendendo que esses locais são as pessoas e suas diversidades. No desfile, outro acontecimento que atraiu os olhares do público: a estreia de Bless, filho de 7 anos de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, como modelo de passarela.
E aí, qual dessas marcas e estilistas você já conhecia ou vai começar a acompanhar?