me ou odeie, uma das maiores polêmicas fashion pode estar de volta à moda. A estampa camuflada esteve presente nos looks de diferentes gerações desde sua criação e, depois de um momento de sucesso nas últimas décadas, parece que a tendência retorna como uma das principais apostas para a próxima temporada.
Desde a aparição de Rihanna com uma calça camuflada em julho, a dúvida sobre a peça estar ou não em alta consumiu a nossa cabeça. Após o retorno de tantas febres dos anos 2000 e até 2010, será essa a volta da estampa em verde militar? Se tem uma pessoa para determinar isso, é ela!
Na ocasião, a cantora vestia uma calça cargo, uma blusa azul esportiva e um tênis prata e vermelho. Com uma produção oversized clássica do street wear, o destaque ficou para a polêmica peça estampada que dividiu opiniões na internet.
Por mais que muita gente conheça a estampa por peças em lojas de departamento ou produções recentes das celebridades, ela tem um valor histórico agregado. O camuflado faz parte da moda utilitária, quando uma peça ou tendência vai além da estética e tem uma funcionalidade a mais do que só ser uma roupa.
A estampa camuflada surgiu durante a Primeira Guerra Mundial para compor os uniformes usados pelos soldados. Com mais tecnologia e em um ambiente de floresta, cores como vermelho e azul que faziam parte das antigas vestimentas podiam chamar mais atenção. Assim, a França passou a integrar artistas em seu exército para pintar o desenho que traz manchas de diferentes tons de verde. Em seguida, a Inglaterra e os Estados Unidos seguiram a técnica. Esse padrão ajudava a camuflar de fato as pessoas e até os equipamentos no campo de combate.
E como a moda usada em guerras passou a fazer parte da cultura popular? Nos anos 60 e 70, em meio a um cenário de protestos contra a Guerra do Vietnã, as pessoas começaram a trazer a estampa para as roupas do dia a dia como um símbolo de rebelião e expressão.
Já na década de 80, o camuflado foi ainda mais ressignificado com grandes artistas do pop, como Madonna, que usavam figurinos com a estampa em videoclipes e shows.
Mais tarde, nos anos 90 e 2000, foi o momento dos rappers e skatistas incorporarem a padronagem. Por não serem peças comercializadas como produtos direcionados ao mercado da moda, eram mais baratas e tinham materiais mais duráveis.
Agora, com o look da Rihanna e a volta eminente de outras tendências, já era esperado o retorno da estampa camuflada no centro das atenções. Segundo recente relatório do Pinterest, as buscas cresceram em +2.295%, viu? Em sua primeira coleção para a Louis Vuitton, Pharrel Williams já investiu em uma estamparia similar provando isso ainda mais.
Quem também já apareceu usando o camuflado foi Chapell Roan. Em um show da turnê do álbum The Rise and Fall of a Midwest Princess, a cantora apostou em um vestido verde com luvas e um conjunto de micro-shorts e corset que também tinha a estampa.
A estampa camuflada realmente parece estar voltando com tudo. Selecionamos algumas produções de street style para você se inspirar; confira!
E você, o que acha da volta da estampa camuflada? Será que pega mesmo?