Laços, corsets, transparência e mangas bufantes foram algumas das tendências presentes no desfile de outono-inverno 2024 da Simone Rocha na semana de moda de Londres. A estilista irlandesa trouxe referências ao estilo coquette e à ultrafeminilidade com looks inspirados na Era Vitoriana e com uma maquiagem superdiferente.
Simone Rocha é um dos maiores nomes da nova geração de estilistas não só por ter assinado a coleção de alta-costura da grife Jean Paul Gaultier em janeiro, mas pelas criações da própria marca que leva seu nome. Com muitas referências à Era Vitoriana, ela cria visuais românticos com detalhes que fogem do óbvio.
Quem é Simone Rocha
A estilista irlandesa de 37 anos é filha do designer John Rocha, nascido em Hong Kong e radicado em Dublin. Com a moda presente em sua vida desde cedo, Simone se formou em moda pela The National College of Art and Design em Dublin e continuou seus estudos na Central Saint Martins, quando apresentou seu primeiro desfile na semana de moda de Londres em 2010.
A moda superfeminina sempre foi a preferida de Simone Rocha, caracterizada pelo uso de babados e cor-de-rosa. A Era Vitoriana, que durou de 1837 a 1901, é uma inspiração para a estilista pela estética romântica, mas também pelo lado sombrio. Foi a perda do marido que fez a Rainha Vitória usar vestidos pretos que, mais tarde, se tornou a cor do luto.
Desfile na semana de moda de Londres
O desfile desta temporada aconteceu na Igreja de São Bartolomeu, o Grande, e foi inspirado no vestido de luto da Rainha, trazendo muito volume para as peças. Laços e corsets chamaram a atenção como referências ao estilo coquette, que é uma grande tendência do momento. Brincos com vários laços brilharam como acessórios junto com capuzes que tinham aplicações de pedras no lugar das orelhas.
Tecidos fluidos e transparentes ganharam bordados, além de aplicações de pele fake. Ao mesmo tempo, peças de alfaiataria desenharam a silhueta feminina com estruturas e brilhos no lugar dos seios. Mangas bufantes e ombreiras também estiveram presentes no design das peças para criar volume e fazer referência à época inspirada, assim como os espartilhos e as fitas trançadas.
O mais interessante na silhueta criada pela Simone Rocha é que, apesar do uso de corsets e espartilhos, nada aparenta superjusto ou apertado. Traz uma naturalidade ao corpo feminino sem a pressão da sensualidade ligada à magreza.
Quanto à beleza, as sobrancelhas sumiram ao serem descoloridas e tornarem a imagem do rosto mais natural. Em algumas modelos, no entanto, um desenho de rosa com com espinhos se destacou no lugar. O maquiador Thomas de Kluyver foi o responsável por fazer os desenhos um por um manualmente.
O que mais chamou a sua atenção no desfile da marca?