vitória histórica do bronze pelo time feminino da ginástica artística, na última terça-feira (30), fez todos vibrarem e se emocionarem com Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Lorrane Oliveira, Jade Barbosa e Júlia Soares. Entretanto, um outro detalhe torna a conquista inédita ainda mais especial: Jade Barbosa foi a estilista que desenhou os collants que as ginastas usaram na final por equipes.
Os modelos desenhados pela ginasta, inclusive, estão sendo usados durante todos os treinos e competições em Paris, mas também não são uma novidade. Jade é a responsável por desenhar os collant e escolher as cores que a equipe de ginástica artística feminina brasileira vai utilizar em todas as competições internacionais. Algumas das que as ginastas utilizaram collants desenhados por ela são os Mundiais de ginástica artística de 2022 e 2023 e as da Olimpíada de Tóquio de 2021.
No início do mês, o perfil do TikTok da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) compartilhou um vídeo onde Jade conta que essa parceria para desenhar os collants começou em 2018, quando a equipe conseguiu patrocínio.
Desenhar e pensar em um estilo e identidade visual para a equipe de ginástica é um sonho para a atleta, que, quando começou, precisava da ajuda da família para ter os modelos. “Quando eu comecei, nem collant a gente tinha, então meu pai fazia meus collants no início e, hoje, a gente poder ter todas essas opções, pra gente é muito mágico e muito realizador”, conta no vídeo.
@cbginastica Vocês sabiam?! Além de medalhista mundial e atleta carimbada em Paris 2024, a @Jade Fernandes Barbosa também DESENHA alguns dos collants que a nossa Seleção usa! E nas Olimpíadas não será diferente, viu?! 🫣🫢 #gymnastics #leotard #paris2024 #tiktokesportes #gym #sports #ginasticaartistica #gimnasia #esportes
A atleta também mostrou alguns de seus modelos preferidos e que ganharam mais notoriedade, como o collant utilizado no pódio do Mudnial de 2023, um azul marinho com pedras douradas espalhadas pelo modelo e formando o escrito ‘Brasil’ no peito – collant que, segundo ela, fez muito sucesso.
Na final deste mesmo mundial, ela produziu um collant que, segundo ela, representa mais o Brasil e tem mais personalidade. O modelo branco com transparência e pedras pratas na parte superior, e com um degrade transparente de amarelo, verde e azul, chamou a atenção e contrastou com as cores da arena.
Além destes modelos, outro collant muito especial para a atleta é o degradê de azul utilizado por Rebeca Andrade na conquista da medalha de prata no individual geral da Copa do Mundo de ginástica artística de 2023, escolhido também para vestir a Barbie feita em homenagem à atleta.
No perfil do Instagram da CBG também há uma publicação reunindo alguns dos collants que já foram produzidos por Jade para as meninas da equipe feminina de ginástica.
Nas redes, a maior repercussão surgiu depois da apresentação da equipe feminina de ginástica na fase classificatória da Olimpíada de Tóquio. O modelo usado por elas foi um collant azul marinho com pedras e detalhes em amarelo e prata, além do destaque para o azul nas laterais. Os internautas ficaram surpresos pela beleza e riqueza de detalhes do collant, e se surpreenderam ao descobrir que foi Jade quem os desenhou.
E você, já sabia desse talento da atleta?