A estilista inglesa Vivienne Westwood morreu aos 81 anos em 29 de dezembro de 2022, mas deixou um legado na história da moda que será lembrado para sempre. Sendo uma mulher em posição de destaque dentro de uma indústria comandada por homens, a rainha do punk provocou questionamentos sobre as definições de gênero, teve uma postura irreverente e foi ativista das causas do meio ambiente, levando às passarelas reflexões sobre as mudanças climáticas. Foi um nome que mostrou, na prática, que moda é política. E, além disso, construiu uma identidade própria que, nos últimos tempos, foi redescoberta pela geração Z, em especial peças como os corsets renascentistas e seu icônico colar de pérolas.
A choker foi originalmente criada em 1987, mas em 1990 ganhou três voltas de pérolas ao ser lançada na coleção Portrait. Ao centro, o acessório tem o logo da grife, que consiste em um orbe (globo terrestre com uma cruz em cima, presente nas joias da Coroa britânica) com um anel de Saturno em volta, representando uma veia futurista em contraponto à iconografia tradicional. Trata-se de um colar de curtinho, no modelo gargantilha, que remete a uma certa rebeldia. Ao mesmo tempo, esse detalhe se equilibra com a elegância das clássicas pérolas.
Mais de 30 anos após seu lançamento, o colar de pérolas de Vivienne Westwood (e suas diferentes versões) continua atual e aparecendo nos looks de diversas celebridades, como Dua Lipa, Bella Hadid e Paris Jackson. Sem contar que, com a onda das estéticas que resgatam elementos vintage dos anos 1990, como o regencycore à la Bridgerton, o acessório voltou para o radar das fashionistas e teve um grande momento no nicho fashion do TikTok.
Os preços variam de acordo com o modelo – na Farfetch brasileira, por exemplo, tem um que custa R$ 4.889 – e frequentemente encontram-se esgotados nos e-commerces mundo afora.
A relevância do colar de pérolas e do legado de Vivienne Westwood faz muito sentido. Desde quando começou sua carreira, se mostrou uma mulher à frente do seu tempo, e esse tempo pressupõe valores e atitudes que têm tudo a ver com o que estamos vivendo nos dias de hoje.