Que a calça jeans é uma das peças mais versáteis do guarda-roupa, nós já sabemos! O que talvez você não saiba é que esse tecido causa um enorme impacto ambiental, que muitas vezes acaba passando despercebido pelas pessoas.
Entender e se preocupar com a relação entre moda e o meio ambiente é importante para garantirmos um futuro mais limpo e ecologicamente responsável. Quer entender mais sobre o assunto? Vem com a gente!
O mês de julho é marcado por um movimento chamado #JulhoSemPlástico, que se popularizou ao redor do mundo e tem como principal objetivo evitar e reduzir ao máximo a utilização do material durante o mês.
No finalzinho de julho de 2021, a Huston Textile Co. – companhia americana que produz tecidos sustentáveis – repostou no Instagram uma foto que mostra o processo de decomposição (praticamente inexistente) de calças feitas a partir de materiais de fibras plásticas. O experimento, realizado pela Permacoach, empresa especializada em sustentabilidade e permacultura, chocou a internet!
“Isso é o que acontece quando você joga fora um par de jeans na caixa de compostagem. O algodão está totalmente decomposto, no entanto, todas as fibras plásticas permanecem. É interessante ver o quanto de materiais à base de poliéster existe em roupas com stretch… E o fato de que eles não vão a lugar nenhum tão cedo”, diz a legenda.
A decomposição lenta não é o único problema. As peças jeans utilizam cerca de 5.000 litros de água em sua fabricação, e os produtos químicos de tingimento dos tecidos são poluentes de água potável.
Por isso, precisamos amenizar essa situação com urgência. Os primeiros passos deveriam partir da indústria e de grandes marcas, com a adoção de fibras 100% naturais para a produção de roupas, ingredientes biodegradáveis para o tingimento e outras preocupações sustentáveis em seus valores.
Além disso, nós consumidores também podemos fazer a nossa parte! Invista em roupas de marcas responsáveis, de brechós e aproveite ao máximo aquela peça parada em casa – a customização do jeans pode ser uma ótima opção. Bora começar?