Continua após publicidade

Estes são os filmes indicados a Melhor Figurino no Oscar 2024

Barbie, Pobres Criaturas e outros três longas aparecem na categoria da premiação

Por Sofia Duarte 30 jan 2024, 13h50

O Oscar 2024 está marcado para acontecer no dia 10 de março, no tradicional Teatro Dolby, em Los Angeles, e, até lá, dá tempo de fazer uma maratona completa para assistir (ou reassistir) a todos os filmes indicados. Aqui, vamos falar sobre os 5 profissionais concorrendo na categoria de Melhor Figurino para você ficar por dentro de tudo. Vem conferir!

Os indicados

Barbie – Jacqueline Durran

Não teria como Barbie ficar de fora dessa lista, né? A figurinista britânica Jacqueline Durran, que levou um Oscar em 2013 por seu trabalho em Anna Karenina, mergulhou no universo da boneca da Mattel e trouxe referências vintage aos looks, que também tiveram colaboração da Chanel, grife da qual a atriz Margot Robbie é embaixadora. Durran é a grande favorita da noite, considerando também que ela ganhou o prêmio no Critics Choice Awards desse ano.

Assassinos da Lua das Flores – Jacqueline West

O longa dirigido por Martin Scorsese e estrelado por Leonardo DiCaprio contou com o trabalho da figurinista americana Jacqueline West, que já foi indicada outras quatro vezes ao Oscar, mas ainda não levou uma estatueta para casa. A história se passa na década de 1920 na região de Oklahoma, quando assassinatos misteriosos aconteceram na tribo indígena de Osage, uma terra rica em petróleo. O que chama atenção é o cuidado e a riqueza nos detalhes que West teve ao retratar as roupas da comunidade nativa. Se você quiser assistir ao filme, ele está disponível na Apple TV+*.

Napoleão – Janty Yates & David Crossman

Dirigido por Ridley Scott e protagonizado por Joaquin Phoenix, Napoleão mostra a rápida ascensão do comandante militar francês e sua relação com sua esposa Josephine. O figurino, assinado por Janty Yates, vencedora do Oscar de Melhor Figurino por Gladiador em 2001, e David Crossman, que trabalhou em Batman (2022) e Rogue One: Uma História Star Wars (2016), tiveram o desafio de remontar o poder da Era Napoleônica (de 1799 a 1815) através das roupas – e também fizeram cerca de 4 mil trajes militares para as cenas de batalha. Uau!

Continua após a publicidade

Oppenheimer – Ellen Mirojnick

O título que lidera indicações ao Oscar 2024 também aparece na categoria de Melhor Figurino pelo trabalho de Ellen Mirojnick. A produção, dirigida por Christopher Nolan, é ambientada durante a Segunda Guerra Mundial e narra a trajetória do físico J. Robert Oppenheimer, diretor do Projeto Manhattan, que desenvolveu as primeiras bombas atômicas da história. “Ele [Nolan] acredita muito na autenticidade. Ele queria que as pessoas [do filme] fossem reais, mas também pediu um pouco de originalidade”, afirmou Mirojnick em entrevista ao Awards Radar.

Pobres Criaturas – Holly Waddington

Protagonizado e produzido por Emma Stone, o longa de Yorgos Lanthimos é baseado em livro homônimo e acompanha a personagem Bella Baxter, que é trazida de volta à vida pelo Dr. Godwin Baxter (Willem Dafoe), só que com um cérebro de bebê, e foge com o advogado Duncan Wedderburn (Mark Ruffalo), em busca de uma jornada de autodescoberta. A figurinista Holly Waddington disse em entrevista ao New York Times que, embora a história se passe na era vitoriana, “Yorgos não queria que ele [o filme] fosse abertamente um drama de época, e nem um filme de ficção científica”. O filme estreia em 1º de fevereiro nos cinemas.

Continua após a publicidade

E aí, bora maratonar os filmes indicados à categoria de Melhor Figurino no Oscar 2024?

*As assinaturas do streaming feitas através deste link podem render algum tipo de remuneração para a Editora Abril.

Publicidade

Estes são os filmes indicados a Melhor Figurino no Oscar 2024
Moda
Estes são os filmes indicados a Melhor Figurino no Oscar 2024
Barbie, Pobres Criaturas e outros três longas aparecem na categoria da premiação

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.