Continua após publicidade

Evento vai debater a relação entre direitos humanos e a indústria da moda

A 4ª edição do Fórum Fashion Revolution acontece de 19 a 21 de outubro, nas modalidades online e presencial, com entrada gratuita

Por Taya Nicaccio 18 out 2022, 16h38

Com apresentação de ensaios teóricos aprovados e painéis de discussão sobre uma moda revolucionária e um futuro mais sustentável para as pessoas e para o planeta, o movimento Fashion Revolution Brasil celebra a 4ª edição do Fórum Fashion Revolution, primeira plataforma do país criada exclusivamente para fomentar a pesquisa e o debate sobre desafios e soluções sustentáveis dentro do sistema da moda.

Os trabalhos inscritos, em sua maioria, por estudantes e profissionais de moda e outras áreas correlatas, foram avaliados por um Comitê Científico composto por pesquisadores de todo o Brasil, e os aprovados serão apresentados durante um evento online nos dias 19 e 20 de outubro. Já no dia 21, o encontro será presencial, o primeiro desde do início da pandemia, na Unibes Cultural, em São Paulo, com uma série de apresentações e mesas de debate e uma exposição das ilustrações.

Em sua última edição, em 2020, o Fórum Fashion Revolution (FFR) selecionou cerca de 78 trabalhos que abordaram questões sobre os tópicos consumo, ações coletivas, condições de trabalho e composição das roupas, todos reunidos e publicados em um e-book, disponível gratuitamente para o público. Agora, em 2022, sob os temas Direitos, Relacionamentos e Revolução, serão apresentados trabalhos que abordam automação e precarização do trabalho, direitos humanos na indústria da moda, racismo ambiental, valorização de trabalhos manuais, aterros sanitários, consumo de mídias, visibilidade nortista e outros que assuntos relevantes.

Entre os convidados confirmados, estão a bióloga e ambientalista maranhense Karina Penha, a jornalista e mestra em design Carol Anchieta, a pesquisadora e especialista em moda imersiva Olivia Merquior, a estilista Isa Isaac Silva e a coordenadora e também docente de moda Paloma Gervasio.

A importância de políticas afirmativas no fomento da educação

Para o Fashion Revolution Brasil, o acesso à educação e aos espaços de publicação de trabalhos acadêmicos no Brasil refletem as grandes desigualdades entre gênero, raça e classe, que abraçam as mazelas do racismo estrutural e do sexismo. Dito isso, como parte da implementação de ações afirmativas antirracistas criadas pelo Comitê Racial do movimento, esta edição do Fórum Fashion Revolution reservou espaço para trabalhos (ensaios teóricos e ilustrações) de autoria de pessoas autodeclaradas negras, pardas, indígenas, quilombolas e ou com deficiência.

Para Manuel Teles, articulador acadêmico do FFR 2022, “os estudos e práticas de decolonialidade chegam no ensino de moda no Brasil e já apresentam seus primeiros frutos na pluralidade de assuntos e novidades nas abordagens metodológicas, com pessoas curiosas em pesquisar e produzir utilizando como referências bibliográficas autores do sul global”.

Continua após a publicidade

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Fashion Revolution Brasil (@fash_rev_brasil)

Fórum Fashion Revolution 2022

Para a edição de 2022, primeiro evento presencial do Fashion Revolution Brasil desde o início da pandemia, os eixos temáticos do edital lançado para a 4ª edição do Fórum, que seria em 2021, mas não aconteceu, permanecem. Associados a eles, há os temas da Campanha Semana Fashion Revolution 2022, Dinheiro, Moda e Poder, abordando histórias ocultas por trás das roupas, a verdade sobre o preço que pagamos pela moda e como o poder de compra de fato pode fazer uma diferença positiva, especialmente quando pensamos em cidadãos, direitos e biodiversidade diante os conflitos e crises globais. 

Ao todo, foram selecionados mais de 40 ensaios teóricos e 20 ilustrações para as apresentações presenciais e/ou digitais durante o evento. Assim como nas edições anteriores do Fórum, o conjunto de trabalhos aprovados será publicado no formato de e-book, que estará disponível para download gratuito.

Continua após a publicidade

Além da clássica apresentação dos ensaios, o Fórum contará com dois painéis online, nos dias 19 e 20 de outubro, sobre as relações da moda com o clima e a tecnologia. Já no dia 21 de outubro, o evento acontecerá de maneira presencial na Unibes Cultural, em São Paulo, com três painéis sobre as relações da moda com educação, cultura e ESG (Meio ambiente, Social e Governança, em tradução livre). Os convidados e programação detalhada serão divulgados em breve.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Fashion Revolution Brasil (@fash_rev_brasil)

Serviço

Entre os dias 19 e 20 de outubro, o Fashion Revolution Brasil apresenta a versão digital do evento, transmitida das 16h às 19h15 no canal do Youtube do movimento

Continua após a publicidade

Se você estiver em São Paulo, no dia 21 de outubro, o Fórum Fashion Revolution Brasil acontece presencialmente na Unibes Cultural, localizada na Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré, das 10h às 19h. A programação conta com a apresentação dos trabalhos selecionados, exposição das ilustrações e painéis de discussão. 

A entrada é totalmente gratuita e as inscrições para ouvintes podem ser realizadas através do site http://bit.ly/forumfr22. Os três dias de evento contarão com tradução de libras. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Fashion Revolution Brasil através do @fash_rev_brasil, perfil do movimento no Instagram.

Publicidade

Evento vai debater a relação entre direitos humanos e a indústria da moda
Moda
Evento vai debater a relação entre direitos humanos e a indústria da moda
A 4ª edição do Fórum Fashion Revolution acontece de 19 a 21 de outubro, nas modalidades online e presencial, com entrada gratuita

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.