Evento gratuito traz debates sobre a indústria da moda e você não pode perder! A 5ª edição do Fórum Fashion Revolution vai reunir estudantes, professores, pesquisadores e especialistas em São Paulo, no dia 20 de outubro, para palestras e rodas de conversa que discutem diversidade, inovação e sustentabilidade. A organização é do movimento global Fashion Revolution, que tem o objetivo de conservar e restaurar o meio ambiente, ao mesmo tempo em que valoriza as pessoas por trás da produção de roupas.
Apresentações de ensaios teóricos, rodas de conversa, exposição e um happy hour estão programados no cronograma que já foi divulgado. O Fórum acontece das 13h às 20h presencialmente na Unibes Cultural, mas quem não puder comparecer poderá acompanhar tudo pelo YouTube.
Paula Velasco, coordenadora executiva do Fashion Revolution Brasil e do evento, conta à CAPRICHO o que podemos esperar. “Teremos a apresentação de 17 trabalhos aprovados pelo nosso potente Comitê científico, além de uma exposição com 18 ilustrações que trazem o questionamento na moda por meio da arte. E, por fim, a presença de ilustres escritoras em moda e sustentabilidade apresentando seus livros, e estou muito animada pela pela roda de conversa sobre moda e decolonialidade, que será liderada por Carol Barreto”.
O Fórum Fashion Revolution de 2023 tem como tema 4 pilares que foram baseadas no Manifesto do movimento. São eles: Manualidades, Diversidade, Meio Ambiente e Circularidade. Com o recorte de Manualidades, serão abordadas questões sobre ancestralidade e herança cultural, principalmente o trabalho manual de artesãs e artesãos. Na seção de Diversidade, o uso da moda como instrumento de fortalecimento de lutas contra opressão de gênero, raça e classe. Em Meio Ambiente, busca-se a conservação da natureza e dos seres que vivem nela. Por fim, Circularidade abordará a ressignificação de peças e um movimento contra a banalização do descarte delas.
“Nesse ano, o tema do Fórum foi escolhido com base nas dez diretrizes do Manifesto do Fashion Revolution. Nossa proposta é debater o resgate da nossa ancestralidade e diversidade cultural na moda brasileira. Queremos trazer pra roda a responsabilidade das indústrias de promoverem a circularidade como caminho e também outras soluções para uma atuação mais responsável, justa e limpa“, completa Paula Velasco.
A realização do Fórum pelo movimento tem como objetivo incentivar pesquisas e debates sobre questões atuais e urgentes dentro da indústria da moda. Encoraja estudos aprofundados, por meio de abordagens metodológicas e filosóficas, a fim de colocar o Brasil como referência de estudos nacional e internacionalmente.
Se você ficou interessada, não se esqueça de fazer a sua inscrição neste site. O Fórum Fashion Revolution é totalmente gratuito e com transmissão pelo Youtube – para a qual você também precisa de uma inscrição rápida para ter acesso ao link. Ele acontece no espaço da Unibes Cultural, na Rua Oscar Freire, 2500, ao lado do metrô Sumaré, no dia 20 de outubro, às 13 horas. E também conta com tradução de libras.
Animada para acompanhar essas discussões tão importantes de perto?