6 estilistas e marcas incríveis para ficar de olho em 2022
Etiquetas que seguem amplificando vozes e criando novas narrativas no mercado de moda
Se você adora acompanhar quem anda fazendo história no mercado da moda e até mesmo conhecer novos estilistas e criativos, o seu momento chegou! Pensando em um cenário mais diversificado e plural, a CH separou 6 estilistas para você ficar de olho em 2022 e, quem sabe, seguir nas redes!
Hisan Silva e Pedro Batalha, da Dendezeiro
Juntos, a dupla soteropolitana Hisan Silva, de 23 anos, e Pedro Batalha, de 25, comandam a Dendezeiro, marca que contempla corpos plurais e contribui para o mercado nacional, mas especialmente o de Salvador, onde tudo começou.
Revolucionários, os jovens já se apresentaram na Casa de Criadores, colaboraram com o YouTube para o projeto T-Shorts, e vestiram celebridades como Juliette para a capa da Vogue, Larissa Luz e o pequeno Bless Ewbank. Hisan inclusive saiu na Forbes Under 30 de 2021.
Ver essa foto no Instagram
Sioduhi
Fundado por Sioduhi, indígena Piratapuya do Território Indígena do Alto Rio Negro, Rio Uaupés, a marca Sioduhi Studio surgiu da experiência do jovem, que reúne um trabalho minucioso com criações contemporâneas, agênero de estilo utilitário e atemporal.
O também diretor criativo da marca valoriza a cultura dos povos originários brasileiros e faz questionamentos importantes acerca da indústria. “A estrutura da moda tem se apropriado de ícones e temas culturais, apagando e inviabilizando os próprios originários sem potencializá-los no sistema dominante eurocêntrico”, relata o estilista no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
Isha Punja, da Hut Mentality
Antes mesmo de participar e mostrar suas criações no recém-lançado reality Vinte e Poucos Anos: Em Austin, da Netflix, Isha Punja, de 24 anos, já estava tocando a sua marca e celebrando os saberes manuais indianos para o mundo.
A base da Hut Mentality valoriza uma moda mais lenta, sustentável e criada para si a partir de tecidos confeccionados por artesãos locais na Índia. Em suas redes, a jovem compartilha os processos criativos da marca, o fazer manual e um movimento contrário ao fast fashion.
Day Molina, da Nalimo
Day Molina é uma mulher indígena, estilista, ativista e apresentadora do Design Vision, primeiro reality de moda sustentável do país. Fundadora e diretora criativa da marca NALIMO e do movimento Indígenas na Moda, Molina está em constante movimento e proporcionando questionamentos importantes para a moda nacional. “Descolonizo a moda quando foco nas raízes daqui e descentralizo o olhar eurocêntrico sobre a imagem criativa”, diz em suas redes.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Mirella Rodrigues, da Think Blue Upcycled
Não é de hoje que se fala sobre os impactos da indústria da moda, uma das maiores poluidoras do planeta, e do descarte indevido de resíduos têxteis. Pensando em ressignificar esse histórico capitalista, a carioca Mirella Rodrigues fundou, em 2014, a Think Blue Upcycled, marca que produz peças jeans através do upcycling, técnica manual e ancestral de reaproveitar sobras de tecido e roupas descartadas para criar peças novas! Demais, né?
Ver essa foto no Instagram
E aí, com qual desses estilistas você mais se identificou e já vai começar a acompanhar? Conta pra gente!