Se você adora acompanhar os lançamentos da ficção e não dispensa um bom filme adolescente ambientado no Ensino Médio, com certeza já deve ter ouvido falar de Justiceiras, novo filme da Netflix. O longa de Jennifer Kaytin Robinson acompanha Drea (Camila Mendes), a menina mais popular da escola que tem um vídeo íntimo vazado pelo namorado, e Eleanor (Maya Hawke), aluna nova que sofreu no passado com rumores espalhados por uma menina de quem ela gostava. E, como o próprio nome já diz, ambas se juntam para fazer vingança.
Com uma série de reviravoltas, o filme surpreende do início ao fim e apresenta um figurino impecável, com um show de cores pastel, acessórios nostálgicos na maior pegada dos anos 90 e Y2K, e muitas referências de produções queridinhas, como As Patricinhas de Beverly Hills, Meninas Malvadas e Pacto Sinistro. Nesta matéria, contamos os principais destaques da trama quando o assunto são looks, beleza e bastidores!
Você já imaginou ter os atores de várias séries teen reunidos em uma única produção? Em Justiceiras, isso é possível! Além das protagonistas, que fazem parte de Riverdale e Stranger Things, o elenco conta com Alisha Boe (13 Reasons Why), Austin Abrams (Euphoria), Jonathan Daviss (Outer Banks), Maia Reficco (Pretty Little Liars: Um Novo Pecado), Paris Berelc (Alexa & Katie) e mais.
Os uniformes de Rosehill Country Day
Para o figurino da trama, a britânica Alana Morshead se inspirou em clássicos dos anos 90, incluindo Romy e Michele (1997), 10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999) e Um Crime Entre Amigas (1999). “Eu queria pegar esses filmes e atualizá-los para torná-los mais atuais”, conta em entrevista à W Magazine.
Trilhando cuidadosamente a linha entre uma moda mais futurista e nostálgica, a profissional também brinca com os anos 90 e 60 e com o estilo Y2K. Situada em uma escola particular de Miami, a fictícia Rosehill Country Day, o uniforme incorporou boinas e capas em tons pastel combinados com sapatos grossos, saltos flat, meias divertidas e saias xadrez em roxo e verde.
Inicialmente, houve um debate sobre ter ou não uniformes na produção. Mesmo com um orçamento limitado e com a ideia de adicionar um toque diferente ao cenário da escola, Alana tentou investir nos vestidos de guingão de verão, que normalmente são usados nas escolas primárias do Reino Unido, mas não teve tanto impacto quanto o esperado.
“Eu estava olhando para todos os tipos de uniformes escolares, procurando referências ou inspirações, e fui atraída pelos uniformes escolares coreanos”, explica a figurinista. Foi daí que surgiu a ideia da capa que vemos nos alunos do filme, mas, como Justiceiras se passe em Miami (e foi filmado em Atlanta durante o verão), a figurinista e sua equipe construíram uma versão de tecido mais leve para combinar com o clima – e que casou superbem com as cores do uniforme e com as boinas que acompanham a mesma paleta!
Jaquetas metalizadas como peça-chave
Você também reparou na jaqueta metalizada, salmão, rosa ou azul, que Montana, Tara, Drea e Meghan (e, mais tarde, Eleanor) usam? A peça foi escolhida para representar o grupinho de amigos mais “popular” da escola. Se em Meninas Malvadas o mantra era rosas às quartas, em Justiceiras, as jaquetas metalizadas aparecem nos dias que bate aquele ventinho, sabe?
Pensando em alternativas mais sustentáveis e que fizessem jus ao orçamento, Alana Morshead apostou em lojas vintage e empresas independentes idealizadas por mulheres. “Fast fashion é um problema real agora, e estou em uma posição em que posso mostrar o trabalho de mulheres legais. As jaquetas usadas por Drea e companhia foram feitas sob medida pela The Mighty Company, fundada em 2016 pela artista visual Jessie Willner, em Los Angeles.”
De olho nos acessórios e sobreposições
Outro show à parte são os acessórios! Aqui, por exemplo, Alana não teve medo brincar e ousar no chapéu transparente ~inusitado~, óculos de sol, boinas, brincos divertidos, gravatas tradicionais ou com laçarote e presilhas. Uma coisa é certa: quem é que não quer se inspirar nos brincos usados por Drea?
Uma curiosidade inusitada
Para o visual final da festa, a figurinista não imaginava Eleanor em um vestido como o restante das meninas. “Não parecia com ela”, diz, admitindo que teve dificuldade em encontrar peças que combinassem com o visual que tinha em mente. Dito isso, em uma manhã, a profissional acordou com a ideia de zíperes laranja, o que a levou à loja de tecidos, onde comprou mais de 50 zíperes de calças e os transformou em top. Dá para acreditar?
Ver essa foto no Instagram
E aí, qual foi o seu figurino favorito de Justiceiras? Você usaria os acessórios de qual personagem? Conta pra gente!