Rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (8) aos 96 anos no Castelo de Balmoral, na Escócia, deixando um legado histórico de 7 décadas de reinado. Ela assumiu a coroa aos 25 anos e foi a monarca mais longeva do Reino Unido, se tornou um ícone do entretenimento e uma figura mundial emblemática. E, quando falamos de moda, a rainha também deixou sua marca, viu?
Saiba 8 curiosidades fashion sobre a Rainha Elizabeth
O vestido de casamento
Em seu casamento com Príncipe Philip, em 1947, Rainha Elizabeth II usou um vestido do estilista Norman Hartnell feito de cetim de seda da China, decorado com cristais e mais de 10 mil pérolas importadas dos Estados Unidos. A tiara escolhida foi, originalmente, feita para sua avó, a Rainha Mary de Teck. Depois, o acessório foi a aposta de outras noivas reais – a de Princesa Anne, filha da Rainha, em 1973, e da Princesa Beatrice, filha de Anne, em 2020.
Coroação
Elizabeth II foi coroada Rainha em junho de 1953, e o vestido usado na ocasião também foi desenhado por Norman Hartnell e encomendado em outubro de 1952. A peça possuía lindos bordados com pérolas e diamantes em tons claros e os emblemas dos países da Comunidade das Nações.
Presença em desfile de moda
Em fevereiro de 2018, a monarca britânica foi assistir ao primeiro desfile da sua vida na semana de moda de Londres. Na época, tinha 91 anos e sentou na primeira fila da marca Richard Quinn ao lado de Anna Wintour, editora-chefe da Vogue americana. Ao final, ela fez um discurso e entregou ao estilista o prêmio Queen Elizabeth II Award for British Design como uma forma de reconhecer sua contribuição do design à moda do país.
Trocas de roupas no Natal
Com a chegada do fim do ano, a Rainha costumava ficar cheeeia de compromissos da agenda real! De acordo com sua stylist pessoal, Angela Kelly, por conta de tantos eventos, o número de looks que Elizabeth II usava poderia variar, inclusive, no mesmo dia. “Podem ocorrer muitas mudanças de roupa em um dia só – cinco, seis ou até mais que sete”, afirmou a profissional no livro The Other Side Of The Coin: The Queen, The Dresser and the Wardrobe.
Moda vegana
Ainda falando de Angela Kelly, outra informação que ela revelou em seu livro foi a decisão da Rainha de parar de usar novas roupas feitas com peles verdadeiras de animal. “Se Sua Majestade participar de um evento em clima frio, a partir de 2019, pele de animal falsa será usada para garantir que ela permaneça aquecida”, escreveu. Assim, ela se tornou a primeira pessoa da realeza a substituir oficialmente a pele animal verdadeira pela falsa.
Looks coloridos
Você já reparou que, em muitas aparições reais, Elizabeth II opta por looks chamativos com cores vibrantes? Isso não é à toa e existe um motivo por trás: se destacar na multidão. Assim, as pessoas podem falar uma para as outras: “Tá vendo aquele pontinho colorido lá longe? É ela, a Rainha!”. Legal, né?
Códigos secretos por meio da bolsa
Ao invés de lançar um olhar revelador, o combinado que a monarca tinha com sua equipe era que quando estivesse incomodada com alguma conversa, trocaria a sua bolsa do braço esquerdo para o direito. Quando ela queria que o jantar terminasse, o sinal era colocar a bolsa em cima da mesa. Ai, quem dera fosse fácil assim de sair de uma situação chata ou constrangedora, né? Hahaha!
O look oficial
Para fazer esse ~truque~, a bolsa de mão oficial da Rainha era da marca londrina Launer, e, nos pés, pelo menos nos últimos 50 anos, ela quase nunca saía sem seus mocassins da Anello & Davide.
Qual dessas curiosidades sobre a relação de Elizabeth II com a moda você já sabia?