Como a decoração do BBB22 influencia o comportamento dos participantes
A teoria da psicologia das cores explica que os ambientes da casa podem interferir no humor das pessoas
Brigas por comida, combinação de votos, jogadas estratégicas… Tudo o que esperamos ver no Big Brother Brasil depende das dinâmicas de paredão escolhidas pela produção do programa, das provas, dos jogos da discórdia e das divisões entre VIP e xepa. Mas sabia que existem outros fatores que podem acabar influenciando o comportamento dos participantes? A decoração da casa mais vigiada do país também entra nessa tática do reality show.
Como assim? Larissa Lira, arquiteta da startup de moradia Yuca, conta que existe um conceito chamado psicologia das cores, que explica como as cores podem interferir no humor das pessoas.
“A decoração do BBB22 foi planejada com base no que consideramos ser uma lógica invertida da realidade, não um projeto tradicional de um lar aconchegante. Toda a estratégia das cores, a quantidade de objetos de decoração e o excesso de iluminação têm a intenção de interferir no humor, no sono e nos sentimentos dos participantes, despertando reações de ansiedade e estresse“, afirma a especialista.
Nesta edição, temos o quarto Lollipop, cheio de estampas com símbolos diferentes que remetem à estética dos anos 1970, como smiley e yin-yang, além de estrelas, olhos e linhas onduladas. E o quarto Grunge com referências punk e roupa de cama xadrez. Já na sala, há um exagero de informações e formas geométricas em tonalidades saturadas no tapete, o que resulta em um ambiente oposto a um espaço relaxante, trazendo um clima de tensão entre brothers e sisters.
“Para compor ambientes acolhedores de moradia, é importante manter o equilíbrio de elementos e cores“, comenta a arquiteta Larissa Lira.
O quarto do líder, instalado no andar de cima, não demonstra tanto uma percepção de realeza por não haver símbolos como a coroa e tons quentes amadeirados, inclusive o dourado, que apareceram em outras edições. “Ele segue a linguagem dos demais espaços da casa, pensando não só nas geometrias, mas também nos tons fortes e vibrantes, com destaque para a técnica do tom sobre tom, que, de certa forma, deveria proporcionar menos desconforto, mas não chega a ser um ambiente reconfortante.”
Apesar de as variações de azul e do lilás trazerem, na teoria, uma sensação de tranquilidade, a forma como é feito isso no quarto acaba impedindo esse efeito, devido aos tons saturados, geometrias confusas que se repetem e a quantidade de espelhos.
Na cozinha do BBB22, vemos a clássica divisão entre VIP e xepa bem próxima. Cores vibrantes e texturas marcam a cozinha do grupo que está com regalias na alimentação, enquanto a outra tem cores mais sóbrias e móveis de madeira. Portanto, a fronteira entre esses dois lados é criada, inclusive, na questão do aconchego na hora de fazer as refeições.
Amarelo, vermelho, azul, rosa e lilás, assim como formatos geométricos, dominam a área externa da casa, que também possui móveis de materiais pouco confortáveis. Não há uma disposição ideal para proporcionar relaxamento, como redes e espreguiçadeiras.
E aí, você tinha reparado nesses detalhes da decoração do BBB22? Conhecia o conceito da psicologia das cores?