os últimos anos, presenciamos a volta dos anos 2000 através das maquiagens e, principalmente, das roupas. Também conhecido como Y2K, o estilo característico da época era composto por calças de cintura baixa, baby tees e minissaias plissadas que também bombaram recentemente. Agora, a tendência tem se estendido para os acessórios, como mostra o retorno das bolsas jeans.
No início da década de 2000, os acessórios seguiam uma estética jovem, descolada e ainda glamourosa representada pelos strass e pela logomania nas peças. As bolsas jeans feitas pelas grandes grifes viraram o grande objeto de desejo por unir todo o ideal em uma única peça. O design da Louis Vuitton foi o mais conhecido, mas até a Chanel criou versões que marcaram a época e se tornaram icônicas.
Hoje, observamos o retorno mais gradual dessa tendência, sem muitos detalhes e extravagâncias. A ideia é explorar o tecido na sua forma mais tradicional, de maneira versátil e neutra, trazendo essas características para o acessório. Sendo assim, cresce o interesse pelas bolsas vintage e até o relançamento de peças antigas pelas marcas, como é o caso da Coach.
Segundo novo relatório do Pinterest, a tendência não fica restrita às grifes, e a procura por “bolsas jeans” cresceu 225%, comparando junho de 2024 ao mesmo período em 2023, com o foco na produção manual. A rede social ainda serviu como referência de modelos, técnicas e tutoriais para a criação própria.
O tecido jeans possibilita longa duração para as bolsas e já se consagrou como um clássico que nunca sai de moda. Seja com patchworks ou nózinhos, o acessório explora o upcycling com a trend de ‘faça você mesmo’. Além disso, já podemos dizer que demonstram muita personalidade sem escorregar no exagero da estética Y2K, criando harmonia com a moda que vemos hoje.
Ainda não se convenceu da nova tendência? Separamos alguns looks usando a bolsa jeans para te inspirar; vem ver!
E você, o que acha de bolsas jeans? Usaria?