Nos últimos dias, as redes sociais foram tomadas por comentários a respeito de campanha da Balenciaga acusada de incitar pedofilia. Kim Kardashian se pronunciou sobre o assunto e disse que estaria reavaliando sua relação com a marca. No Brasil, a atriz e influenciadora Gkay, que sempre mostrou admiração pela grife, também comentou a polêmica: “Foi um erro inenarrável essa campanha e não é porque eu gosto da marca que eu vou defender”, disse.
E JÁ PEÇO DESCULPAS por ter usado a palavra ERRO, não foi erro foi CRIME. E eu espero que paguem as consequências por isso, a marca é a BALENCIAGA. Assim como a SHEIN e outras.
— 26 DIAS PRA FAROFA (@gessicakayane) November 28, 2022
Em show, Dua Lipa substituiu look assinado pela etiqueta espanhola, que a acompanhou durante toda a turnê Future Nostalgia, por um macacão da Mugler – mas não falou abertamente sobre a polêmica.
Devido as recentes polêmicas com a marca Balenciaga, Dua iniciou o show com o macacão vermelho da Mugler, no lugar do outfit feito pela Balenciaga. (via Twitter) pic.twitter.com/IddT2jfvpl
— DLBR (Fan Account) (@SiteDuaLipaBR) November 28, 2022
Agora, de acordo com o The Washington Post, a Balenciaga entrou com um processo contra a produtora North Six e o cenografista Nicholas Des Jardins, pedindo uma indenização de pelo menos US$ 25 milhões (cerca de R$ 134,6 milhões). A grife alega que “atos inexplicáveis e omissões” feitas sem o consentimento da Balenciaga foram “malevolentes ou, no mínimo, imprudentes”.
Gabriela Moussaieff, empresária de Nicholas Des Jardins, contou ao jornal americano que “todo mundo da Balenciaga estava na sessão de fotos, em todos os cliques e na edição de todas as imagens durante a pós-produção”.
Nesta segunda-feira (28), a marca, que já havia feito um comunicado sobre o assunto, voltou a pedir desculpas em publicação no Instagram. Leia a tradução abaixo:
“Nós condenamos fortemente o abuso infantil; nunca foi a nossa intenção incluir isso na nossa narrativa. As duas campanhas separadamente refletem uma série de erros graves pelas quais a Balenciaga assume responsabilidade.
A primeira campanha, The Gift Collection Campaign, com crianças segurando bolsas de ursinhos de pelúcia em que algumas pessoas rotularam como trajes inspirados pelo BDSM [Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo]. As nossas bolsas de urso de pelúcia e a The Gift Collection não deveriam ter sido apresentadas com crianças. Essa foi uma decisão errada da Balenciaga, combinada a nossa falha em avaliar e aprovar as imagens. A responsabilidade disso é apenas da Balenciaga.
A segunda, campanha separada de Primavera 2023, que deveria ter recriado um ambiente de escritório, incluía uma foto com uma página no fundo de uma decisão da Suprema Corte no caso ‘United States v. Williams’, de 2008, que confirma como ilegal e não protegida pela liberdade de expressão a promoção de pornografia infantil. Todos os itens desse ensaio foram fornecidos por terceiros que confirmaram, por escrito, que esses itens eram documentos falsos de escritório. Na verdade, eles eram documentos judiciais reais provavelmente vindos de filmagens de uma série de televisão. A inclusão desses documentos não aprovados foi o resultado de negligência irresponsável contra a qual a Balenciaga já registrou queixa. Nós nos responsabilizamos completamente pela falta de supervisão e controle dos documentos no cenário e poderíamos ter feito as coisas de forma diferente.
Enquanto as investigações internas e externas estão em andamento, nós tomamos as seguintes providências:
- Estamos revisando nossa organização e formas de trabalho;
- Estamos reforçando as estruturas envolvidas nos nossos processos criativos e etapas de aprovação. Queremos garantir que novos controles marquem uma mudança de direção e previnam que isso aconteça novamente;
- Estamos estabelecendo relações com organizações especializadas em proteção de crianças que tenham como objetivo acabar com o abuso e a exploração infantil.
Queremos aprender com os nossos erros e identificar formas com as quais possamos contribuir. A Balenciaga reitera suas sinceras desculpas pela ofensa que causamos e estendemos nossas desculpas a talentos e parceiros”.
A nota e o caso repercutiram bastante nas redes sociais – no Twitter, “Balenciaga” ainda está nos assuntos mais comentados do momento. Estas foram algumas discussões levantadas por lá:
Acho que pedir boicote a Balenciaga é pouco. Devia estar todo mundo pedindo é um processo criminal. Se alguém ou alguns acharam normal fazer uma campanha com apologia a p3d0f1l14, o mínimo seria investigar se não há crianças em perigo e criminalizar a Balenciaga por apologia
— daniella 🦥 (@ellasxl) November 28, 2022
A Balenciaga entrou com um processo de 25 milhões de dólares contra a produtora que fez o ensaio tenebroso fazendo apologia a pedofilia. Uma tática previsível de grandes corporações se eximindo da culpa e socando no rabo de pessoas q só estavam cumprindo ordens
— Rod (@conradorodrigo0) November 29, 2022
A campanha da Balenciaga é uma apologia nítida à pedofilia e ao abuso infantil.
Não é um mal entendido, estranha ou controvérsia. Eles sabiam o que estavam fazendo. pic.twitter.com/CDOLwxSErH
— Camilla Viana / Eu ressignifico (@camillavianag) November 27, 2022
Eu trabalho com marcas de luxo e grifes de todo o mundo, e sei que qualquer conteúdo produzido passa por uma inspeção severa e extremamente rigorosa antes de ele ser postado. Isso que ocorreu na Balenciaga não foi um “erro”, e sim um alarme para abrirmos os olhos.
— Foganoli 🇧🇷🇧🇷🇧🇷 (@foganoli) November 28, 2022
eu que estudo publicidade sei que ate uma simples sombra é colocada propositalmente numa propaganda. Tudo absolutamente TUDO numa publicidade é analisada antes de ser lançada principalmente numa marca gigante como a Balenciaga
Tem q ser muito nojento pra dizer que foi um erro
— Juliana Beatriz (@julianabbeatriz) November 28, 2022
“Balenciaga não está pedindo desculpas pelo o que fizeram. Balenciaga está pedindo desculpas porque foram pegos. Não confudam os dois”, disse este usuário.
Balenciaga isn’t apologizing for what they did.
Balenciaga is apologizing because they got caught.
Don’t confuse the two.
— CJ Pearson (@thecjpearson) November 23, 2022
“Não vi nenhuma celebridade criticar a Balenciaga por sexualizar crianças.”
I haven’t seen any celebrities come out against Balenciaga for sexualizing children.
— Brittany Martinez (@BritMartinez) November 27, 2022
as pessoas não conseguem falar sobre as implicações pedófilas da campanha da balenciaga sem meterem conspiração satanista de chapeuzinho de alumínio e repetirem um monte de coisa que não só não tem fundamento como não tem fonte alguma
— carly rae jepsen imigrante canadense (@salazando) November 28, 2022