Continua após publicidade
Continua após publicidade

Anitta faz releitura de look em homenagem à revolucionária Anita Garibaldi

A cantora está seguindo o tema "mulheres guerreiras" nas produções dos shows pré-Carnaval

Por Sofia Duarte Atualizado em 16 jan 2023, 16h08 - Publicado em 16 jan 2023, 11h05

O famoso Ensaio da Anitta, aquecimento para o Carnaval, chegou a São Paulo neste domingo (15), com um show no Memorial da América Latina. Neste ano, os visuais da cantora estão seguindo o tema “mulheres guerreiras“, com o intuito de homenagear figuras femininas históricas, e, nas apresentações anteriores, ela celebrou a bailarina italiana Marietta Baderna e a personagem brasileira Tieta do Agreste. Desta vez, a escolhida foi a revolucionária brasileira Anita Garibaldi.

Ana Maria de Jesus Ribeiro, conhecida como Anita Garibaldi, desde cedo era engajada em causas sociais e políticas. Participou da Revolução Farroupilha, na Batalha dos Curitibanos e, na Itália, da Batalha de Gianicolo, onde lutou pela unificação do país – e, por isso, levou o título de “heroína dos dois mundos”.

A partir disso, a stylist Clara Lima criou uma releitura das roupas de Anita Garibaldi, que acompanhavam seu espírito revolucionário e sua personalidade destemida, usando como referência a obra Alegoria da Revolução – Anita Garibaldi, 1846, de Johann Moritz Rugendas, e trazendo-as para o universo da cantora Anitta.

View this post on Instagram

A post shared by Clara Lima (@_claralima)

View this post on Instagram

A post shared by Anitta 🎤 (@anitta)

Continua após a publicidade

A bandeira presente na pintura serviu de inspiração para os tecidos fluidos e as cores das peças, e a camisa e a saia foram transformadas em um corset dourado e uma calça vermelha com recortes. O lenço no pescoço representa os adereços usados por revolucionários comandados por Anita Garibaldi, e as botas longas remetem aos combates do século XIX. A confecção do look foi feita pela Michelly X.

Clara Lima conta que desenvolveu 16 figurinos, e Anitta foi quem sugeriu o nome de sua xará. “A parte mais desafiadora foi transformar elementos característicos dessa figura em algo pop e atual, o que demandou muitas pesquisas e análises. No final, acredito que conseguimos traduzir, com os volumes e formas, essa mulher que realmente foi uma guerreira”, afirma.

Continua após a publicidade

Look de Anitta inspirado em Anita Garibaldi
Look de Anitta inspirado em Anita Garibaldi Clara Lima/Divulgação

A própria Anitta também comentou a decisão. “Eu tive essa ideia e sugeri nomes de mulheres que considero grandes guerreiras da nossa história. Minha equipe cuida do resto, que envolve um trabalho enorme, que dura meses, de muita pesquisa, criação e produção das fantasias. Minha stylist, Clara Lima, é a diretora criativa, enquanto a Michelly X, executa as peças. A roupa não necessariamente precisa ser sexy, mas precisa ter minha cara e ser funcional no movimento e eficiente na mensagem.”

Croqui do look de Anitta inspirado em Anita Garibaldi
Croqui do look de Anitta inspirado em Anita Garibaldi Victor Liborio e Nadine Cunha/Divulgação

E aí, o que você achou do resultado? Estamos ansiosas para saber quais serão os próximos looks de Anitta!

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.