Alexei imprime identidade e resgata códigos clássicos na Casa de Criadores
Marca paulistana apresentou desfile com coleção cheia de arte, nostalgia e upcycling
A 52ª edição da Casa de Criadores está acontecendo no Centro Cultural de São Paulo até domingo, e nesta quinta-feira (13) um dos desfiles que mais se destacou na programação foi o da Alexei. A marca, comandada pelo estilista paulistano Leonardo Alexei, apresentou a coleção ‘Libido’, que, segundo ele, mais do que um desejo sexual, fala vontade de criar e desejo de vida.
Em entrevista à CAPRICHO, ele explicou o conceito por trás das peças, que, juntas na passarela, formam uma mistura de diferentes referências em harmonia com o DNA da etiqueta. “Depois do primeiro ponto de partida, que foi o significado de ‘libido’, eu comecei a pensar sobre o clássico, que é uma base de tudo. O que é o clássico grego, o clássico romano. Fui atrás dessas referências da mitologia grega, e também traduzir o meu clássico, o que é o meu arcaico, e aí eu fui nessas origens caipiras que eu sempre revisito, que são detalhes da cultura popular brasileira“, afirmou.
No desfile, Alexei mostrou uma técnica de upcycling de qualidade, que já é sua marca registrada, usando desde um painel de festa infantil que encontrou em um brechó para fazer um casaco até suas clássicas camisas jeans de coração e detalhes em renda que resgatam códigos do período vitoriano. Looks de paetês com mix de texturas, gravatas grafitadas, alfaiataria, smoking, as meias icônicas da marca e até vestidos de noiva únicos brilharam na passarela.
O estilista estreou no line-up da Casa de Criadores no ano passado, e agora, chega de forma mais madura ao evento, mas conta que o processo não ficou mais fácil. “Está cada vez mais difícil, não está facilitando (risos). Na primeira vez, eu estava vivendo aquele turbilhão de emoções, de criatividade e foi mais fluido. Desta vez, foi mais duro para fazer, mas eu acho que eu amadureci e a melhor coleção vai ser essa. Estou sempre tentando fazer a melhor coleção a cada desfile.”
Por fim, ele comentou quais sentimentos acredita que suas criações podem provocar nas pessoas que as vestirem. “Nostalgia, se reconhecer e falar ‘Isso lembra uma história da minha vida’. E ainda consegue ser diferente, ser autêntico. Alexei também tem uma coisa do casting ‘family and friends’, porque a maioria dos modelos são amigos meus e forma um grupinho.”
A Casa de Criadores vai até o próximo domingo (16) e várias outras marcas incríveis vão passar por lá! <3