“No final das contas, ninguém sabe o que a gente está fazendo aqui no mundo. O mínimo que a gente pode fazer é se divertir no caminho”, afirma Lucas Teixeira, baterista d’o Grilo, formado também por Felipe Martins (o Fepa, na guitarra), Gabriel Cavallari (baixo) e Pedro Martins (vocal).
A banda acaba de lançar seu segundo álbum pelo selo Rockambole, Tudo Acontece Agora, que traz o rock em evidência, sem deixar a brasilidade de lado, falando sobre autodescoberta, nostalgia e sentimentos que envolvem a transição da adolescência para a vida adulta. Um tema que não poderia deixar de estar na capa da edição de maio da CAPRICHO.
É uma música de 2017, do EP Herói do Futuro, que apresentou a banda para muita gente. Serenata Existencialista, que conta com mais de 31 milhões de plays no Spotify, viralizou no TikTok e expandiu a palavra d’o Grilo para fãs ainda mais jovens.
Já em 2021, eles lançaram o primeiro álbum, Você Não Sabe de Nada, que fez sucesso com uma mistura de ritmos brasileiros. Em 2024, Malvadona, uma parceria com MC Binn e o DJ Mu540 (Muzão), também mostrou a versatilidade musical da banda com o funk.
Agora, chegam com a primeira parte do segundo disco, Tudo Acontece Agora, que começou a ser gravado após show no Lollapalooza 2023. “As músicas têm uma pegada mais nostálgica e, ao mesmo tempo, olham para o presente como uma forma de viver o agora, sem deixar o passado ou a preocupação com o futuro te atrapalharem”, explica Teixeira.
“Falamos também como na adolescência a gente está o tempo todo preocupado com o que queremos ser ou parecer para as outras pessoas, e, quanto mais adulto ficamos, percebemos que a gente precisa aproveitar o momento e ser quem a gente quiser ser”, completa.
E como faz para embarcar nessa viagem?
Pensando nisso, eles criaram o conceito da agência de turismo ‘O Grilo Viagens’, que permeia toda a identidade visual do álbum e usa o título do disco de slogan para dizer que podemos aproveitar a viagem a todo momento, não apenas quando se chega. “O título do disco é um slogan, como uma forma de aproveitar a viagem a todo momento, e não só quando você chega ao destino”, diz Teixeira.
Para o baixista Cavallari, a frase Tudo Acontece Agora ainda reflete as experiências deles como músicos. “Tocar em shows é muito sobre o presente. O show bom é aquele em que você está lá vibrando com a galera; o show ruim acontece quando você está com a cabeça em outro lugar.”
Eles ouviram muito Tame Impala, Skank, The Strokes, Arctic Monkeys e até Coldplay durante a produção do novo álbum. Após terem internalizado as referências brasileiras evidentes no álbum anterior, voltaram às suas origens da adolescência, ouvindo nomes como The Police, Rush e Queen.
O single Seja Quem Você Quiser, que encerra o álbum, representa bem essa nova fase da banda e, como define o vocalista Pedro Martins, é uma música ‘galerosa’. “Ela reflete essa vibe de show do álbum. ‘Galerosa’ é quando convida para cantar, é de galera, para ouvir com a galera. E supriu uma necessidade que eu sempre tive de fazer uma música que fosse aquela em que você abraça um estranho ao seu lado no show.”
+Leu até aqui? Clique aqui e acesse a edição digital para ler a entrevista completa no GoRead.