Todo ano é a mesma coisa: a Globo anuncia os participantes da nova edição do Big Brother Brasil e a galera corre para tentar descobrir mais sobre a vida pessoal de cada um deles. De vez em quando surgem amigos ou conhecidos dos brotheres para contar algumas histórias e a gente já vai criando simpatia (ou antipatia) por eles antes mesmo do programa começar.
Acontece que, neste ano, um dos participantes foi acusado de agressão por sua ex-namorada. De acordo com Maíra Menezes, 27, o biólogo Vanderson, que está no BBB19, era violento com ela quando eles namoraram, cerca de dez anos atrás.
Em entrevista à Quem, ela disse: “era um típico relacionamento abusivo, mas na época não sabia nem o que era feminismo. Saía para assistir a um filme sozinha e ele falava: ‘não faça isso que é perigoso’. Achava que ele estava querendo me proteger. Tem outras situações de violência psicológica que ainda me machucam muito e prefiro não falar. Você sempre acha que está errada e inventando coisas da sua cabeça. Achei que estivesse louca! Foram anos repassando tudo aquilo. E não acreditaram em mim”.
Segundo ela, a violência passou a ser física um tempo depois. “Ele tinha saído com os amigos, tinha bebido e nosso relacionamento já não estava bem. Discutimos e foi evoluindo para uma briga. Fomos para o quarto e ele me empurrou, me segurou pelos cabelos e começou a apontar o dedo na minha cara”, disse Maíra, que afirmou nunca ter denunciado o ex-namorado oficialmente porque tinha medo. Ela falou ainda que sabe de outras ex-namoradas do acreano que também foram agredidas, embora não tenha revelado a identidade delas.
Em resposta à publicação, a Globo se posicionou sobre as acusações. “A Globo é veementemente contra qualquer tipo de violência, mas cabe às autoridades competentes a apuração de denúncias como a que está sendo feita. Se assim for, a Globo tomará medidas, como já fez em outras edições do programa”, afirmou a emissora através de sua assessoria de imprensa.
A irmã de Vanderson, Vanda Brito, confirmou à Quem que ele namorou Maíra por um ano, mas negou as acusações dela. “Nossa família ficou muito chocada com a denúncia dela e com a dimensão que isso tomou. Sabíamos que ela era uma menina meio difícil de lidar. Pela índole do meu irmão, nunca imaginamos que uma situação dessas pudesse acontecer. Assim que soubemos da acusação ligamos para amigos próximos, tanto dele, quanto dela para averiguar. Algumas pessoas relataram que ela era uma menina muito agressiva, ciumenta e problemática. Não tenho como comprovar porque não vi. Mas temos testemunhas, inclusive, de agressão dela contra ele”, disse.
Por enquanto, Vanderson continua no reality.