Drag Race Brasil, versão brasileira do icônico reality RuPaul’s Drag Race, está cada vez mais perto. Com a estreia marcada para o dia 30 de agosto, a versão brasileira chega após muita espera dos fãs do programa. E para aquecer antes da estreia, separamos aqui tudo o que sabemos sobre cada participante!
Transmitido oficialmente pela Paramount+, a produção conta com a apresentadora Grag Queen, e com a comediante Bruna Braga e estilista Dudu Bertholini na bancada de jurados.
As 12 selecionadas para o programa disputarão o título de “Drag Superstar” em desafios de habilidades diversas como canto, dança, atuação, comédia e muito mais. Com tanta queen incrível, fica difícil saber quem é a melhor, né?
Vem conhecer melhor cada participante:
Aquarela
Drag diferentona? Temos! Aquarela é mineira de Belo Horizonte, tem 26 anos de idade e já faz drag há cinco anos. Sagitariana, ela se autodenomina como “palhaço gourmet” e tem uma maquiagem muito marcante e fora da caixa! Ela diz que quer representar as freak girls e as conceptual girls.
“Eu sinto que a minha maquiagem é um ponto muito forte na competição e eu quero que isso seja exaltado”, disse no Meet the Queens.
Em seu Instagram, conseguimos ver várias makes bem diferentonas, confira:
O look da promo foi feito em colaboração com o estilista Vittor Sinistra, que se inspirou na antropofagia – conceito modernista que inspirava os artistas brasileiros a devorar as referências de fora, mas sem reproduzir e sim usar como base. “A gente queria criar um look bem marcante, que trouxesse as cores da bandeira e que também fosse a cara dela”, disse Vittor em um vídeo explicando o processo criativo do look.
Uma curiosidade: em um tutorial no YouTube, Aquarela disse que tem 12 graus de miopia e alergia a lente de contato! Ela chegou a fazer uma vaquinha para realizar a cirurgia de correção de miopia, mas nós não encontramos informações se ela chegou a fazer o procedimento. Será que vamos ver a drag se maquiando com óculos na werkroom?
Betina Polaroid
A drag carioca tem 46 anos e apesar de ser a competidora mais velha do reality, ela só tem oito anos de drag. Com muitas referências do pop e do glam rock, Betina traz referências oitentistas como Rita Lee e David Bowie. Ela se define como uma drag vintage, porém de olho no futuro!
E olha só: ela chegou na cena drag como fotografa, se apaixonou pela cena e não conseguiu ficar mais escondida atrás das lentes! “Eu já construí imagens através da fotografia, agora eu construo essas imagens no meu corpo”
Betina também fez parte do canal no Youtube Drag-se, onde inclusive conseguimos encontrar um mini-doc de 2017 chamado Errou, Apaga. Dirigido por Fabio Seixo, o filme conta mais sobre a história dela.
“Muito mudou em 6 anos de lá até aqui, e segue mudando, mas esse momento de descoberta de novas possibilidades de existência como artista queer é uma memória libertadora. É bom perceber o quanto aprendemos e ver onde aqueles caminhos me trouxeram”, Betina disse recentemente em um post no Instagram.
Também em 2017, a drag fez uma cobertura da DragCon de Nova York em 2017. Confira:
Feito pelo designer Fernando Conzedey, o look que Betina usa na promo foi inspirado em três looks da nossa diva do rock, Rita Lee. Já a peruca foi feita pela Malonna e tem inspirações de Hedwig – Rock, Amor e Traição, a Mulher Maravilha de Linda Carter e As Panteras. Referências icônicas? Check!
Canceriana, ela se diz ser um amorzinho que foge de tretas! “A vitória vai ser a consequência da minha entrega”.
“Eu faço drag porque é a forma artística por onde eu consigo canalizar a minha não-conformidade de gênero, e ao mesmo tempo criar uma nova imagem do meu corpo que dê conta das minhas questões, dos meus ideais e das minhas fantasias”.
Dallas de Vil
De Campinas, Dallas de Vil é uma drag DJ que começou a se montar há 6 anos. Ela carrega uma estética bem robótica futurista, será que isso vai faze-la se destacar na competição?
“A minha drag é toda futurista, com uma estética cyberpunk – bem robótica. Isso é uma coisa bem inusitada que ajuda a diferenciar toda a minha vibe visual e comportamental. Der repente pode dar uma destacada aqui no programa”.
O nome Dallas foi escolhido com a ajuda dos amigos, e é um nome sem gênero assim como um robô . Já o De Vill vem da clássica vilã da Disney, mas ela garante que é a “cruelty-free” da coisa. No instagram dela conseguimos ver mais da sua estética cyberpunk:
O look que Dallas usou na promo foi elaborado pela Gabriela Andrade com placas eletrônicas que a própria drag guardou durante anos para fazer um figurino. Já a peruca foi estilizada pela drag Storm.
“Assistir Drag Race pela primeira vez foi um impacto muito grande para mim. Me surpreendeu ver toda a profundidade por trás das artistas e da arte que é fazer drag. Isso muda todo o nosso corpo e a nossa personalidade também, abrindo muita porta para o nosso jeito de ser e a nossa expressão.
Diva More
A drag de 42 anos é gaúcha, mas faz parte da cena de Búzios, onde mora atualmente. Libriana, Diva também é maquiadora e More vem do inglês “maior”, mas também tem a influência de um apelida que ela e seu marido usam para se referir um ao outro. Só pela apresentação já vimos que ela é uma figura! Ela diz não se garantir muita na dança, mas na comédia é com ela mesma!
“Quando as pessoas conhecem a Diva More pela primeira vez, elas falam ‘nossa você é louca’. E eu falo ‘claro!'”
“A coisa mais engraçada da minha personalidade, com certeza é a falta de sex appeal! Eu tento, mas na maioria das vezes eu caio”.
Como maquiadora, Diva foi responsável pela make de Xuxa montada de drag na capa da Revista Caras. Confira:
Em seu Instagram, Diva já fez várias montações divertidas, incluindo alguns cosplays!
Hellena Malditta
Beleza? Temos! Leonina, Hellena tem 23 anos e é uma das mais novas do elenco. Representando a cena de Salvador, ela é uma queen com experiência em concursos de beleza, mas que também é muito versátil. Seu nome é porque significa “a mais reluzente” e Malditta é em referência à música Geni e o Zepelim de Chico Buarque.
“Bicha bonita é bicha odiada, mas se você tiver a oportunidade de me conhecer, vai ver que eu sou muito legal”.
Durante sua apresentação, vimos um talento inusitado! A drag mostrou que sabe falar arrotando, e evidenciou que não é só bonita e tem uma personalidade divertida.
“Eu sou extremamente competitiva, mas não sou suja. Eu vou comendo pelas beiradas, mas também gosto de ajudar a mana do lado porque eu não quero competir com feias. Quero uma competição nivelada, então eu estou sempre dando uma ajuda para saber se elas vão dar um bom nível na passarela”.
E a gata já chegou entregando look de grife, tá? Para poucas! Inspirado na Cuca, o look da promo é do Guerreiro Cavaleiro e já foi usado por Mari Gonzalez. Hellena costura e produz os próprios look, além de também fazer perucas.
“Ser uma participante da primeira temporada de Drag Race Brasil é um grande orgulho para mim, mas também é um grande peso nas minhas costas. A cobrança é grande, as gays são chatas e a gente não pode fazer pouco nessa competição”.
Melusine Sparkle
Bem humorada, Melusine tem 26 anos e é de São José do Rio Preto, São Paulo. Além de DJ, ela também produz seus próprios looks e cabeças. O nome Melusine é inspirado em uma sereia e Sparkle por que ela ama um brilho.
“Uma Sparkle nunca perde o brilho”.
Geminiana, ela diz ser muito chorona, mas garante que um dos seus pontos fortes é o seu bom humor e seu estilo lúdico, colorido e camp. Fofa, ne?
“Eu posso até estar feia, mas eu vou vender para você que eu estou bonita!”
Em um story no Instagram, Melusine disse que a inspiração para seu look da promo foi a bandeira do Brasil e enfatizar a mensagem que ela carrega. Ela usou todas as cores da bandeira e adicionou amor à faixa “ordem e progresso”.
“Eu faço drag porque eu cresci tendo duas mães maravilhosas, uma de coração e uma que me colocou nesse mundo. Hoje em dia, me aproximar da figura feminina é um ato de resistência, força e coragem porque eu vi essas mulheres dando o sangue e encarando o mundo para poder me sustentar e me dar um futuro. É o mais honroso que eu consigo fazer para homenageá-las”
Miranda Lebrão
“É o inicio de todas as coisas!”
A carioca de 34 anos não gosta de definir sua drag em outra palavra que não seja absurda. Ariana, ela já tem 6 anos fazendo drag e seu sobrenome, Lebrão, vem do teatro, Já o primeiro nome vem da combinação de sua obsessão pela Gretchen (que tem o sobrenome Miranda) e a palavra mira, porque ela está sempre focada.
O seu diferencial é a ousadia e ela tira inspirações das mais variadas coisas, pessoas e sentimentos.
“Eu faço drag porque o mundo é cru demais, cruel demais. A montação me permite criar esperança, conexões com outras pessoas para que eu posso acreditar que tudo isso pode mudar”.
“Espero que as pessoas consigam ver o sinal e o símbolo que nós, drag queens, somos. Nós somos um histórico de revolução e ação, e nada disso seria feito sem a inspiração artística das que já foram, das que são e das que ainda vão ser”.
Naza
Carisma, personalidade e muita beleza! É isso o que a Naza promete entregar nessa temporada. Mineira de 22 anos, Naza é a queen mais nova do elenco. Seu nome é uma referência à icônica vilã Nazaré Tedesco, da novela Senhora do Destino.
Muito bem humorada, ela se diz farofeira, palhaça e claro, bonita. Ela também confessou que seu maior problema na competição vai ser o seu timing cômico.
Curiosidade: Naza falou derivados da palavra “beleza” 8 vezes durante sua apresentação. Tá prometendo, hein?
“Eu estou aqui para mostrar que se a família e os amigos apoiam desde sempre, é muito mais fácil de chegar onde queremos”.
Organzza
“Organzza é o nome de um tecido que pode ser fino, produzido por seda, muito caro. muito requintado, usado para vestidos de noiva de baile, mas também é um tecido sintético, altamente inflamável, muito utilizado no carnaval e isso diz mto sobre a minha drag. Eu posso ser muito fina, refinada, mas eu também posso ser uma bomba atômica prestes a explodir”, explica sobre seu nome.
Carioca da zona norte do Rio de Janeiro, Organzza tem 31 anos e é taurina. Ela costura quase todos os seus looks, tem como o carnaval como grande referência e define seu estilo de drag como imprevisível.
Ela é vencedora da segunda temporada do TNT Drag, reality feito no YouTube e comandado por DesiRée Beck. Então já sabemos que porte de winner ela já tem, né?
“Eu sou extremamente competitiva. Prazer, você acaba de conhecer a maquina de fazer drag”.
Rubi Ocean
A fashion queen da temporada! A drag brasiliense de 30 anos é estilista e costura desde os seus 13 anos de idade. Ela já lançou coleções de looks e de bolsas, e já recebeu o Prêmio Aldir Blanc por seu contribuição na moda brasiliense. Seu diferencial? Alta costura, passarela, catwalk e claro, muita beleza!
“Um look não é tudo que uma drag pode mostra, então estou aqui par amostrar personalidade, presença e muito brilho vindo do meu coração”.
Seu nome veio da inspiração de uma pedra preciosa, rubi. Já o Ocean foi batizado por sua mãe drag, que falou que os olhos azuis de Rubi lembram o oceano. Inquieta, acelerada e 100% lá em cima, Rubi gosta de competir e traz muito bom humor. Inclusive ela é a queen do humor autodepreciativo, tá?
E ela também é cantora, tá? Rubi já lançou o single “Popo de Diamante” e vive mostrando seu talento em seu Instagram, olha só:
“Estar nessa situação de frente às câmeras sendo filmada all the time, é o que mais me deixa nervosa, mas estou preparada para enfrentar esse medo!”
Shannon Skarllet
Esbanjando carisma, Shannon é uma drag carioca de 25 anos e está preparada para pegar a coroa! A virginiana se define como engraçada, bonita e muito caricata. Além de afirmar versátil: “Eu faço qualquer tipo de drag. Quem tem talento, faz tudo”.
Ela promete entregar muitas caras e boucas, memes e sinceridade. Ela não tem medo de se jogar e com muito deboche e personalidade, pode se sair muito bem nos desafios de comédia.
Em 2022 ela viralizou no carnaval, quando se vestiu de RuPaul da Sapucaí. Confira:
WERK! A Paraíso do Tuiuti levou RuPaul para a Sapucaí! #Carnaval2022 pic.twitter.com/lulN571llS
— POPline 🎧 (@POPline) April 24, 2022
“Se alguma participante pisar no meu calo, comigo não tem isso não! Se tiver que falar eu falo. Eu sou um pouco doce, mas também sei ser amarga”.
Tristan Soledade
Direto de Belém do Pará, Tristan Soledade tem 34 anos e é a única queen representante do Norte do país. Leonina, seu nome vem de uma banda chamada Tristania, que também é o nome de uma orquídea. Já Soledade é uma homenagem ao cemitério de sua terra natal.
“Eu sou do movimentos das demônias que surgiu em Belém. O berço do movimento foi a Noite Suja, minha produtora”. Diferentão, né?
Barbada, ela faz drag há mais de uma década e usa a sua barba como um elemento visual de sua montação para descontruir paradigmas. A barba é a sua coroa!
“Acho que a coisa mais engraçada é que apesar de eu ser uma demônia e ter essa imagem estranha, eu vivo sorrindo. Me divirto, fazer drag é minha maior paixão e minha maior diversão também!”
No seu twitter, Tristan compartilhou que suas inspirações para o look da promo foram os figurinos da cantora Joelma, a saia de carimbó e o Boi Pavulagem.
“Olhar para Tristan Soledade é pensar nas possibilidades de se montar, o que é a montação? O que é brincar com esses estereótipos do masculino e do feminino, que muitas vezes oprimem muitas pessoas? Olhar para mim é entender que existe a possibilidade de brincar com toda essa visualidade”.
Drag Race Brasil estreia no dia 30 de agosto na Paramount+