O primeiro show tão esperado da “The Eras Tour” no Brasil foi marcado por uma tragédia. “Eu não posso acreditar que estou escrevendo essas palavras, mas é com meu coração devastado que eu digo que perdemos uma fã no começo desta noite”, escreveu Taylor Swift em seu perfil no Instagram, ao saber da morte da jovem Ana Clara Benevides, de 23 anos durante sua apresentação.
A estudante de psicologia sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu a caminho do hospital após passar mal dentro do Engenhão, estádio em que o show foi realizado. Sensação térmica chegou a 60°C no local e organização proibiu a entrada de garrafas de água no espaço, mesmo com previsão de altas temperaturas no Rio de Janeiro.
“Eu não vou ser capaz de falar sobre isso do palco, porque me sinto dominada pela dor quanto tento falar sobre isso. O que eu quero dizer agora é, sinto muitíssimo pela perda e meu coração partido está ao lado da família e dos amigos. Esta é a última coisa que se quer pensei quando decidi trazer esta turnê ao Brasil”, concluiu a cantora.
Veja a imagem do posicionamento abaixo (em inglês):
Caso gerou comoção nacional e internacional
Ana Clara Benevides, de 23 anos, morreu na noite desta sexta-feira (17), após passar mal durante o show da cantora Taylor Swift. Ela foi enviada para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Rio de Janeiro, após desmaiar, ser atendida no estádio e levada ao hospital. A causa da morte foi uma parada cardiorrespiratória.
A morte de Benevides virou assunto nas redes sociais logo na noite de ontem e gerou comoção dos fãs, mesmo sem ter a informação confirmada naquele momento. Na manhã deste sábado (18), Estela Benevides, prima da jovem, confirmou a morte ao jornal Folha de S. Paulo.
Em suas últimas postagens, a jovem fazia uma contagem regressiva para “viver seu sonho de assistir a um show de Taylor Swift”. O perfil de Benevides nas redes sociais diz que ela cursava psicologia na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), em Mato Grosso.
A atlética da universidade, na qual ela atuava como diretora, também publicou uma mensagem lamentando a morte dela. “Nossas sinceras condolências à família e amigos neste momento difícil. Que encontrem conforto nas lembranças e no amor que ela deixou como legado”, diz a postagem.
A “loirinha” estreou sua turnê no Brasil no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, mais conhecido como Engenhão, para um público de mais de 60 mil pessoas que enfrentaram meses de fila e um estádio lotado para vê-la de perto. Na noite de ontem, devido à onda de calor, mais de mil pessoas desmaiaram e precisaram ser atendidas devido à alta temperatura dentro do estádio, que chegou a 60º C.
Nas redes, fãs reclamaram da proibição de entrada com garrafas d’água no estádio, considerando o calor forte. Durante show, Taylor pediu que a organização jogasse água para o público e ela mesma entregou algumas garrafas de água. Em alguns dos vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver que a própria artista chegou a ficar muito ofegante devido à alta temperatura.
Em comunicado à imprensa, a Tickets For Fun, empresa responsável pelos shows da cantora no país, lamentou a morte, mas não se pronunciou sobre a questão da temperatura no estádio. Veja abaixo:
— T4F (@t4f) November 18, 2023