Em 2016, Suga, integrante do grupo BTS, estrelou sua primeira mixtape solo e criou o alter ego Agust D. Abordando temas como depressão e o preço da fama, o muso chamou a atenção do público com seu rap veloz. Quatro anos depois, o ARMY já pode comemorar outra vez. Depois de fazer mistério com os fãs na última semana, a agência Big Hit revelou nesta sexta-feira (22/5) a segunda mixtape do cantor, D-2.
Composto por 10 faixas, o álbum inclui um feat com RM, na faixa Strange, e o single Daechwita, hit poderoso que mescla elementos clássicos da cultura coreana. No mv, Agust D interpreta dois personagens: um líder revolucionário em busca de esperança, e um rei sádico preparado para decapitar seus inimigos. Olha que incrível:
Além de poderoso, o mv contém uma participação especial – e bem inusitada – dos colegas Jin e Jungkook. Conseguiu perceber? No começo do mês, o cantor também fez uma parceria com a cantora IU na faixa Eight
Em entrevista à Time, Suga revelou que existe uma diferença entre ele e seu alter ego: “A diferença é que posso me expressar mais abertamente e consigo mostrar um lado mais cru para mim [com o Agust D]. E o que é semelhante é que ambos cantam sobre sonhos e esperança”, disse.
E você sabia que ele não é o único integrante do BTS a lançar um projeto solo? Pois é. O líder RM e J-Hope também já compartilharam suas músicas de forma independente nos projetos RM, Mono e Hope World. Em uma nota na Apple Music, Suga escreveu sobre D-2: “Eu acho que tudo se construiu ao longo dos dias. É um álbum em que trabalho há quatro anos. De uma música que fiz anos atrás a uma música que escrevi semanas antes do lançamento. Se você acha que é diferente, talvez seja diferente. Mas é realmente diferente? Acho que você não sabe dizer. O que importa é que, com Suga ou Agust D, tento avançar com a verdade. Quero que saiba que tenho 28 anos. E esse é o resultado de uma mudança inesperada. Só para dizer que isso é tudo por sua causa.”
No Twitter, a tag #AGUSTD2 já ultrapassou 1 milhão de tuítes desde o lançamento da mixtape, e esse é só mais um reflexo da potência que o BTS exerce nas redes sociais. Em meio à pandemia do novo coronavírus, o septeto teve que adiar sua nova turnê mundial, Map Of The Soul: Tour, que ainda continua sem estimativa para ganhar novas datas. Mesmo assim, o grupo vem se esforçando para criar novas formas de se conectar com o fandom. E eles estão arrasando, não é mesmo?