Produções modernas inspiradas em livros de William Shakespeare
Você sabe o que Adriana Esteves, Sydney Sweeney e Kit Connor tem em comum? Eles já interpretaram personagens adaptados do autor britânico
m dos maiores dramaturgos de todos os tempos, William Shakespeare, deixou um legado que continua a influenciar a cultura popular em diversas formas. Seus livros são frequentemente adaptadas para o cinema, teatro e outras mídias, muitas vezes transportadas para contextos modernos ou reimaginadas de maneiras inovadoras.
A CAPRICHO separou nesta lista algumas produções modernas que vão desde animações infantis até filmes adolescentes, todas inspiradas por peças atemporais do autor.
Romeu e Julieta com gnomos, zumbis e nos palcos
Romeu e Julieta*, talvez a peça mais famosa de Shakespeare, narra a trágica história de amor entre dois jovens de famílias rivais. Essa história já foi contada de inúmeras maneiras, mas algumas das versões mais curiosas e modernas merecem destaque. Gnomeu e Julieta é uma animação de 2011 que reconta a clássica história de amor com gnomos de jardim como protagonistas e trilha sonora de Elton John.
Outra adaptação inusitada é Meu Namorado é um Zumbi (2013), que mistura romance e terror ao ambientar a história em meio a um apocalipse zumbi. O filme acompanha o amor proibido entre um jovem zumbi, interpretado por Nicholas Hoult, e uma das poucas sobreviventes humanas do apocalipse, vivida por Teresa Palmer.
Nos palcos, Romeu e Julieta continua a ser reinterpretado de muitas maneiras e por muitos rostos conhecidos. Recentemente, uma nova nova versão está chegando na Broadway com Kit Connor e Rachel Zegler nos papéis principais.
Leia a sinopse oficial divulgada pelo Deadline: “os jovens estão ferrados. Deixados à própria sorte em um mundo com objetivos violentos, um casal de amantes impulsivos se lança em direção ao próprio destino inevitável. A intoxicante euforia da paixão rapidamente se transforma em caos brutal, algo que só pode terminar de uma maneira.”
É válido lembrar que essa produção é diferente da peça que será estrelada por Tom Holland nos palcos. Apesar das duas acontecerem na Broadway, a versão estrelada pelo Homem-Aranha não será um musical e terá uma nova roupagem faroeste. Ela será dirigida por Jamie Lloyd e também conta com a atriz Francesca Amewudah-Rivers como Julieta.
Muito Barulho por Nada em Todos Menos Você (2024)
Muito Barulho por Nada* é uma comédia de Shakespeare que gira em torno de intrigas amorosas e mal-entendidos. A peça, conhecida por seu humor inteligente e diálogos afiados, foi modernizada em um dos filmes mais queridinhos de 2024, Todos Menos Você. Estrelada por Glen Powell e Sydney Sweeney, a adaptação atualiza o cenário para um ambiente contemporâneo, trazendo personagens com os quais o público de hoje pode se identificar mais.
A Megera Domada em 10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999)
A Megera Domada* é uma das comédias mais controversas de Shakespeare, explorando as dinâmicas de poder e gênero em um relacionamento. O filme 10 Coisas que Eu Odeio em Você, de1999, adapta essa história para o ensino médio norte-americano. Nesta versão, Katherine, interpretada por Julia Stiles, é a “megera” que, para seus amigos e família que não estavam acostumadas com uma mulher durona, sem papas na língua e feminista, tem um comportamento difícil precisa ser “domado”.
O filme se tornou um verdadeiro clássico e um dos favoritos dos adolescentes que cresceram nos anos 1990. A trilha sonora icônica e o surgimento de uma grande estrela, Heath Ledger, também contribuíram para o sucesso do longa.
No Brasil, a história de Shakespeare também foi adaptada em três novelas, entre elas a mais famosa é O Cravo e a Rosa, que fez tanto sucesso com Adriana Esteves e Eduardo Moscovis nos papéis principais em 2000, que vira e mexe está reprisando na Rede Globo.
Hamlet em O Rei Leão (1994)
Hamlet* é uma das obras mais famosas de Shakespeare, e foi livremente recontada na clássica animação da Disney, O Rei Leão, em 1994. Nesta versão, a história do príncipe dinamarquês é adaptada para a savana africana, com Simba, um jovem leão, assumindo o papel principal. A trama do filme segue de perto os temas de vingança, traição e busca por identidade presentes em Hamlet.
Noite de Reis em Ela é o Cara (2006)
Por fim, o texto de Noite de Reis* já foi adaptado para uma das comédias românticas queridinhas dos anos 2000, Ela é o Cara, de 2006. Na história acompanhamos Viola, interpretada por Amanda Bynes, se disfarça de seu irmão gêmeo para jogar em um time de futebol masculino. O filme mantém o humor leve e as trocas de identidade da peça original, enquanto aborda questões contemporâneas de gênero e identidade.
*Os links gerados podem render algum tipo de remuneração para a Editora Abril.