Park Hyung-sik fala sobre sua carreira e sucesso dos k-dramas no Brasil
Em entrevista exclusiva à CH, o ator de Our Blooming Youth contou da sua amizade com V, do BTS, e dos bastidores da indústria do entretenimento sul-coreana
“Minha entrevista realmente será publicada no Brasil?”, questiona Park Hyung-sik durante a conversa exclusiva com a CAPRICHO. Surpreso com o enorme sucesso dos k-dramas na América Latina, o ator sul-coreano enxerga com entusiasmo o interesse dos brasileiros pelas histórias criadas em seu país, que estão cada vez mais populares no resto do mundo graças às plataformas de streaming.
“É incrível, mas às vezes é difícil acreditar. Mesmo enquanto estou fazendo essa entrevista, tais pensamentos estão passando pela minha cabeça. Sou muito grato e definitivamente quero visitar o Brasil um dia.“
Depois de viver um CEO de uma própria empresa de games, um advogado e um detetive, agora ele interpreta um príncipe em Our Blooming Youth, ou Nossa Juventude Florescente, exibido pela rede coreana tvN e disponível no Brasil no catálogo do Rakuten Viki, uma das principais distribuidoras de conteúdo asiático do mercado. Na trama de época, ele é Lee Hwan, um jovem herdeiro do trono que passa a ser atormentado por uma misteriosa maldição.
Enquanto tenta achar uma maneira de quebrar a profecia – além de lidar com os rumores de ter arquitetado a morte de seu irmão para assumir o posto de rei –, ele esbarra com a destemida Min Jae Yi (Jeon So-nee), que está fugindo da guarda real após ser acusada de assassinar a própria família. É no meio dessa confusão que os dois vão unir forças (e se apaixonar) para dar fim às conspirações e provar sua inocência.
Apesar de ser uma obra de ficção, o sageuk, termo utilizado para referenciar os dramas históricos, ajuda a difundir diversos elementos importantes da cultura coreana, que vão desde hanboks (as roupas tradicionais) até comidas e arquitetura. “Já que Our Blooming Youth é uma história que tem profundidade e cobre muitos eventos, o personagem Lee Hwan também tem muitos antecedentes, então tive que considerar diferentes maneiras de expressar as várias emoções pelas quais ele passa”, explicou. “Eu acho que minha maior prioridade foi pensar em como posso ajudar o público a entender melhor o personagem e se envolver na história.“
E mesmo que o dilema enfrentado pelo príncipe seja o foco principal na grande parte dos episódios, Park Hyung-sik gosta de destacar o excelente trabalho feito por sua colega Jeon So-nee, que brilha em cena através do roteiro (assinado pela mesma autora de Romance is a Bonus Book, outro fenômeno de audiência) que valoriza e dá espaço para as personagens femininas. “Ela é uma atriz que tem uma paixão muito forte pela atuação. Acho que ela é muito franca, mas descontraída e alegre. Acho que sempre estarei torcendo por ela no futuro“, afirmou.
Ele também contou que as gravações foram divertidas e que o elenco é composto por muitos atores que têm mais ou menos a mesma idade, então o ambiente era confortável e todos conseguiam interagir e brincar uns com os outros. “O elenco e a equipe se davam muito bem. Era sempre uma alegria ir para o set. Essa foi a parte mais agradável. Já a parte mais desafiadora foi o clima. Como estávamos filmando um drama histórico, se o vento fosse muito forte ou se o clima estivesse muito quente ou frio, havia muitas coisas que precisávamos nos preparar nessas situações.”
Com mais de dez anos de carreira, incluindo uma estreia como cantor no grupo de k-pop ZE:A, em 2010, Park Hyung-sik já encarou todo o tipo de desafio e não pretende parar tão cedo. “Espero continuar encontrando papéis significativos e encantadores. Continuarei cumprimentando os espectadores através de várias produções.”
Wooga Squad
Outro detalhe muito comentado sobre o ator é sua amizade com V, integrante do BTS, os atores Park Seo-joon e Choi Woo-shik, e o rapper Peakboy. Apelidado de Woog Squad, o grupo se formou a partir de 2016 após as gravações do k-drama Hwarang, do qual Hyung-sik, V e Seo-joon fizeram parte. “Eles são como uma família para mim agora. São amigos que compartilham minha tristeza e alegria, e estão sempre lá quando preciso. Eu espero me tornar um amigo assim para eles também.”
A relação é tão forte que eles até já estrelaram um reality show juntos: In The Soop: Friendcation, disponível no Disney+, que acompanha o quinteto saindo de férias por alguns dias para relaxar e ficar longe da vida agitada da cidade. Ainda que a agenda de todos esteja sempre lotada de projetos, gravações e viagens, o ator garante que o grupo consegue se manter unido. “Todos estamos muito ocupados com nossas próprias atividades, então as reuniões em grupo com todos presentes são realmente muito raras. No entanto, mantemos contato um com o outro todos os dias, então parece que estamos sempre ao lado um do outro.“
Foi através do programa que o público global passou a entender melhor como as amizades acontecem nos bastidores da indústria do entretenimento coreana, mas o ator conta que nem sempre isso acontece naturalmente. “Na verdade, é mais difícil do que parece formar amizades na indústria. De vez em quando, entre nós, também conversamos sobre como é incrível que tenhamos conseguido nos tornar amigos íntimos apesar de ser mais difícil do que se pensa. É uma sensação ótima.”
Paixão pelos brasileiros
Entre os mais de 10 milhões de seguidores que acompanham seu perfil no Instagram, Park Hyung-sik sabe que, mesmo estando tão longe, muitos brasileiros comentam em suas publicações e estão sempre apoiando seus trabalhos. Por isso, ele não mede palavras na hora de agradecer o carinho que recebe. “Queridos fãs brasileiros, muito obrigado pelo seu apoio! Acho que todos sentimos falta e esperamos nos ver em breve! Se houver uma boa oportunidade, prometo que nos encontraremos! Amo muito todos vocês!“