Uma jornada épica de quase 100 anos acaba de chegar ao streaming. Depois de muita espera, Pachinko, estrelada por Youn Yuh Jung (vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante por seu papel em Minari: Em busca da felicidade) e o ator Lee Min Ho, outra figura muito conhecida entre os fãs de k-dramas, estreou na Apple TV+ nesta sexta-feira (25/03).
A superprodução é inspirada no livro de mesmo nome, que se tornou um fenômeno de vendas no mundo todo desde o seu lançamento em 2017, e gira em torno de várias gerações de uma mesma família de imigrantes coreanos vivendo no Japão durante o século XX.
A peça central dessa história é Sunja, filha de um pescador que se apaixona por um rico forasteiro, ainda na Coreia. Depois de descobrir que está grávida e que seu amado, na verdade, é casado, ela se recusa a ser comprada e aceita um casamento arranjado com outro homem gentil e doente, que está apenas de passagem pelo vilarejo, rumo ao Japão. Mas a decisão de abandonar o lar e rejeitar o poderoso pai de seu filho dá início a uma saga que se desdobrará ao longo do tempo.
Os três primeiros episódios já estão disponíveis na plataforma, que serão seguidos de novos todas às sextas-feiras, durante a temporada de oito episódios.
Os temas abordados
Narrada em coreano, japonês e inglês, Pachinko chama atenção por abordar temas universais sobre família, amor e destino. A busca por pertencimento e respeito também reforçam os desafios enfrentados por pessoas que deixaram sua terra natal na tentativa de sobreviver e prosperar.
Contada pela visão da matriarca Sunja, a série também mostra uma parte menos conhecida pelo público da história coreana. Em 1910, o Japão passou a ocupar o país, explorando a população e suas terras, evento que durou até o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Nesse período, muitos coreanos foram levados para morar no Japão, onde eram vítimas de racismo e discriminação, sendo excluídos de muitos tipos de emprego e forçados a trabalhar por pouco dinheiro e viver em condições precárias.
O elenco
A atriz veterana Youn Yuh-jung tornou-se a primeira atriz sul-coreana – e a segunda asiática – a ganhar um Oscar. Aos 74 anos, ela já possui no currículo mais de 80 papéis para a TV, sendo um dos rostos mais populares da Coreia do Sul.
Outro nome importante é Lee Min Ho, um astro dos k-dramas, vencedor de prêmios e estrela de Boys Over Flowers, de 2009. Na Netflix, ele também protagonizou a série O Rei Eterno, de 2020. Além dele, Minha Kim, Anna Sawai e Jin Ha completam o elenco.
O livro
Eleito um dos 10 livros do ano de 2017 pela revista Time e pelo jornal The New York Times, a obra homônima que deu origem à série foi escrita pela autora Min Jin Lee. Recomendado pelo ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama e finalista do National Book Award, Pachinko já foi publicado em diversos países, incluindo o Brasil. Por aqui, o livro chegou pela editora Intrínseca. Clique aqui para comprar.
E aí, gostou da novidade?