Continua após publicidade
Continua após publicidade

Olivia Dade gera conexão com protagonista confiante em Alerta de Spoiler

Em entrevista à CH, a autora ressaltou a importância da representatividade gorda dentro da literatura

Por Anny Caroline Guerrera Atualizado em 8 abr 2024, 13h11 - Publicado em 6 abr 2024, 10h01

Olivia Dade teve a primeira ideia para Alerta de Spoiler, livro publicado pela Editora Intrínseca no Brasil, enquanto lia fanfics inspiradas em personagens de Game of Thrones. Ainda durante a exibição da série, a autora ficou muito interessada em histórias sobre Jaime Lannister e Brienne de Tarth, resultando no enredo de seu próprio projeto que apresenta uma história divertida e romântica que envolve bastidores de Hollywood e comunidades de fãs online.

Em entrevista à CAPRICHO, Olivia compartilhou que uma das melhores partes de escrever esse livro foi justamente o fato dela estar rodeada por outros autores: “Era algo sobre fanfics mas, de certa forma, também era sobre as amizades que eu criei dentro dessa comunidade de escritores de romance“, ressaltou.

A conexão era tanta que quando Dade compareceu à sua primeira convenção de escritores de romance, ela sentiu esse laço ainda mais fortalecido. “Pela primeira vez, encontrei todas essas pessoas que amam as mesmas coisas que eu. Elas se importam com as mesmas coisas que eu. Eram meus amigos que conheci online e não tinha encontrado pessoalmente porque morávamos em lugares diferentes. E encontrá-los foi como voltar para casa.

View this post on Instagram

A post shared by Editora Intrínseca (@intrinseca)

Esse sentimento é apresentado em Alerta de Spoiler através da relação dos protagonistas. No livro, acompanhamos Marcus Caster-Rupp, o protagonista da série mais famosa do momento. Ele é conhecido pelo jeito arrogante mas isso é só uma máscara para esconder que ele escreve histórias anônimas na internet para criticar seu próprio papel na produção. Já April Whittier é uma geóloga apaixonada por escrever fanfics em segredo até que resolve revelar sua identidade e publica uma foto usando uma fantasia que criou.

Por não se encaixar no padrão de beleza da sociedade, a imagem de April passa a receber ofensas na internet e chega até Marcus. Além de sair em defesa de April, ele a convida para um encontro e se sente instantaneamente atraído por ela. O ator só não esperava que ela fosse sua melhor amiga virtual e agora ele precisa decidir se vai revelar a verdade ou proteger seu perfil secreto.

Continua após a publicidade

“Eu tinha que descobrir o motivo para ele não contar para ela. Parte disso, é prejudicar o trabalho dele. Ele não a conhece de verdade, pessoalmente, apesar deles serem amigos de internet, vai demorar para ele confiar essa informação com ela. Mas, uma vez que ela ganha a confiança dele, eu tinha que descobrir um motivo para ele não contar a verdade para ela”, contou Olivia sobre um dos principais desafios do casal no enredo.

View this post on Instagram

A post shared by Editora Intrínseca (@intrinseca)

Ao construir essa relação entre os protagonistas, o objetivo de Olivia era fazer com que April não se sentisse intimidada pela fama de Marcus. “Pensei que seria muito mais interessante se ela não parecesse nada impressionada”, revelou a autora entre risos. “Eu queria ter certeza que a April fosse confiante e que ela soubesse seu valor. Algumas vezes, ela não tem certeza se outras pessoas vão reconhecer o valor dela e quem ela é”, refletiu.

O desenvolvimento da protagonista da narrativa trouxe um fator essencial: a representatividade. Fora do padrão, April gerou uma forte identificação para leitores que compartilharam a importância da personagem com Dade. “É mais do que eu poderia esperar. Eu recebo e-mails de muitas pessoas mas, especialmente por Alerta de Spoiler. Ele toca na questão de representatividade de pessoas gordas e body positivity”, declarou.

Escrever uma história com tanto significado fez com que Olivia recebesse relatos importantes dos fãs – que se viram refletidos nas páginas. “É uma personagem principal gorda que ama o próprio corpo e que é confiante. Mesmo que ela ame seu corpo, ela precisa colocar limites para outras pessoas que não amam o corpo dela da mesma forma, os pais dela, por exemplo. Acho que isso se conectou com alguns leitores que podem ter pessoas na vida deles que os amam mas que também os machucam com o que dizem e o que fazem em relação ao seus corpos.

Continua após a publicidade

Nem todas as reflexões são positivas. Algumas contam com lembranças dolorosas que a afetam também: “Eu sempre fico honrada e emocionada com os comentários, mas às vezes fico com raiva pela forma como as pessoas que me escrevem foram tratadas. Às vezes, fico muito triste pelo que eles tiveram que passar e pelo quanto as pessoas tornam difícil para eles se amarem e amarem seus corpos como são ao invés de desejarem aquele corpo ‘ideal’ que a maioria das pessoas não tem“, disse.

É a honra da minha vida

Olivia Dade sobre escrever personagens identificáveis

“Eu quero escrever livros que todos vão gostar mas, para aquelas pessoas que compartilham um pouco dessa história, é uma honra saber que eles podem se sentir representados nas páginas de uma forma que pareceu verdadeira e significativa, sem ser dolorosa”, concluiu a autora.

Para ler Alerta de Spoiler, compre aqui* (confira a classificação indicativa).

*As vendas realizadas através dos links neste conteúdo podem render algum tipo de remuneração para a Editora Abril

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.