Foi em 2015 que a carreira de Valentina Herszage começou a deslanchar. A atriz conseguiu o papel da protagonista Bia no longa Mate-Me Se Puder e arrasou. “É um filme jovem, mas com profundidade. Foi uma experiência incrível, aprendi muito sobre cinema”, contou em entrevista à CAPRICHO. Pelo filme, ela ganhou dois prêmios de melhor atriz: um no Festival do Rio e outro no Festival Internacional de Cinema de Veneza. “Pra mim, foi maravilhoso. A personagem tinha um grau de dificuldade grande, tive de me entregar mesmo, então os prêmios foram uma alegria. Fico muito feliz.”
COMEÇO
Valentina tinha 15 anos quando seu primeiro filme foi lançado, mas ela já estava havia dez anos no mundo artístico. Quando era pequena, a atriz começou a estudar numa escola de musicais, onde fazia dança, sapateado, teatro e circo, sempre com o apoio dos pais. “Foram eles que me colocaram nessa escola de arte. Eles amam cinema, amam teatro, sempre celebraram a arte de todas as formas”, explicou. Aos 9 anos, ela conseguiu seu primeiro trabalho oficial com o curta-metragem Direita É a Mão Que Você Escreve. Foi o curta que lhe rendeu o primeiro prêmio no Festival de Maringá (PR). Apesar de curtir todo tipo de arte, Valentina garante que atuar ainda é sua principal paixão. “Sei dançar, sei cantar, gosto de me sentir completa nesse sentido, mas prefiro atuar mesmo”, explicou.
PEGA PEGA
Foi o sucesso com Mate-Me Se Puder que levou a atriz para seu papel atual. Ela é Bebeth, filha de Eric (Mateus Solano), na novela das 7 da Rede Globo, Pega Pega. Essa é a primeira novela que ela faz, mas Valentina garante que a insegurança passou rápido. “No primeiro dia de preparação, já conheci todo mundo e me senti bem. Esse elenco é incrível, as pessoas acolhem, escutam, e todo mundo é muito sensível”, contou. Ela também se acostumou fácil com o ritmo intenso de gravação da trama. “A relação com a câmera é a mesma, mas, no cinema, você grava cerca de quatro cenas por dia, então tem um tempo maior para cada uma. Na novela, são umas 35, é tudo muito rápido.”
MUDANÇA DE VIDA
Pega Pega já começou a mudar a vida de Valentina: “As pessoas estão me reconhecendo bastante, e é bem legal”, contou. E muita gente ainda pergunta sobre o canguru de pelúcia que Bebeth enxergava como uma animação viva e que teve um grande impacto na vida da personagem. “Acho que foi bem marcante mesmo (risos).” Para o futuro depois da novela, a atriz não pode dar muitos detalhes, mas adiantou que vai voltar para o cinema com um novo filme. Mal podemos esperar para ver!