Continua após publicidade
Continua após publicidade

Melhor amiga negra da protagonista: você já deve ter visto essa personagem

No cinema ou na TV, a personagem branca sempre tem sua coadjuvante negra

Por Vitória Macedo 20 mar 2021, 10h00

No último jogo da discórdia que aconteceu no BBB21, os participantes deveriam colocar no quadro quem eram os protagonistas, coadjuvantes e figurantes. Carla Diaz se colocou como protagonista, ao lado de Arthur e Gilberto, e posicionou sua melhor amiga no jogo, Camilla de Lucas, como coadjuvantes. A atriz acrescentou dizendo que ela era a sua “amiga sensitiva”. Tal ação fez com que pessoas negras sem incomodassem sobre um estereótipo muito comum no cinema: o da amiga da protagonista. 

Você com certeza já deve ter visto algum filme ou série em que a protagonista branca tem a sua melhor amiga negra. É comum e passa despercebido mesmo. Ela sempre é uma amiga maravilhosa, parceira, e que dá os melhores conselhos. Lembrou de alguém? 

Mas o que acarreta nesses padrões de representação, é que a menina negra não possui o seu enredo desenvolvido. Não conhecemos sua história, suas motivações, sua própria vida, pois a sua função na trama é servir de suporte para a heroína branca se desenvolver. Dessa forma, as melhores amigas negras são reduzidas a esse arquétipo raso que ignoram toda a sua subjetividade.  

As personagens que se “encaixam nesse papel” são várias. Em As Patricinhas de Beverly Hills, vemos a Dionne Davenport (Stacey Dash) melhor amiga da Cher Horowitz (Alicia Silverstone). Dionne sempre dá os melhores conselhos para a loira e a faz abrir seus olhos. Já em High School Musical temos a Taylor McKessie (Monique Coleman), best da Gabriella Montez (Vanessa Hudgens). Taylor é superinteligente, centrada e conselheira de Gabriella. 

Amigas negras das protagonistas
“Mas o que acarreta nesses padrões de representação, é que a menina negra não possui o seu enredo desenvolvido.” Reprodução/Globo
Continua após a publicidade

Rosalind Walker (Jaz Sinclair), de O Mundo Sombrio de Sabrina, também é um exemplo. A jovem é a melhor amiga leal, cuidadosa e inteligente de Sabrina Spellman (Kiernan Shipka). Por falar em bruxaria, tem também a nossa bruxinha de The Vampire Diaries, Bonnie Bennet (Kat Graham), que foi a melhor amiga negra da protagonista Elena Gilbert (Nina Dobrev). Apesar de Bonnie ter tido sua história desenvolvida e até chegado a ser uma personagem central na trama, no início da série ela era um suporte e tanto para Elena. 

Não precisamos ir muito longe. Em A Força do Querer, novela da Globo que acabou de ser reprisada, temos a amizade de Marilda (Dandara Mariana) e a protagonista Ritinha (Isis Valverde). Marilda é aquela que houve todos os problemas da amiga, como se não tivesse nenhum em sua vida, e dá os toques para ela não fazer nenhuma besteira. 

Aos poucos, essa realidade está mudando, mulheres negras estão interpretando papéis principais e tendo seus enredos aprofundados, mas ainda é muito comum termos ela como coadjuvante, principalmente em filmes adolescentes. Vale destacar que essas histórias não são só na ficção. Como demos o exemplo da Camilla e Carla, elas refletem também no cotidiano e nas relações das mulheres pretas. 

E aí, você conseguiu identificar esse estereótipo em algum outro filme ou série? 

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.