Continua após publicidade
Continua após publicidade

Lupita Nyong’o relata assédio de Harvey Weinstein: “Me culpei”

Denúncias de assédio contra produtor incluem atrizes como Gwyneth Paltrow, Angelina Jolie, Ashley Judd, Rose McGowan e Cara Delevingne

Por Da Redação 20 out 2017, 17h25
“Se quisesse ser uma atriz, precisaria estar disposta a fazer esse tipo de coisa” Dia Dipasupil/Getty Images

Após se manter em silêncio todos esses anos, Lupita Nyong’o resolveu desabafar sobre o assédio que sofreu em vários encontros com o produtor Harvey Weinstein, em um longo relato publicado pelo jornal The New York Times. Weinstein é protagonista de um dos maiores escândalos em Hollywood, sendo acusado de assédio por atrizes como Gwyneth Paltrow, Angelina Jolie, Ashley Judd, Rose McGowan e Cara Delevingne.

Lupita abre o relato dizendo que tomou coragem de dar seu depoimento após ver as denúncias de outras mulheres contra Harvey Weinstein. “Eu tinha arquivado minha experiência com Harvey longe da minha mente, juntando-me à conspiração de silêncio que permitiu que esse predador vagasse por tantos anos”, disse a atriz. “Me senti muito sozinha quando essas coisas aconteceram, e me culpei por muito disso, bem como muitas das outras mulheres que compartilhavam suas histórias.”

A atriz contou que conheceu o produtor em 2011, em uma premiação em Berlim, quando ainda estudava na Yale School of Drama. Na época, uma produtora a alertou de que Weinstein “poderia ser um bully”. “Eu queria manter as coisas profissionais, então fiz questão de me referir a ele como Sr. Weinstein. Mas ele insistiu que eu o chamasse pelo primeiro nome”, revelou Lupita Nyong’o ao The New York Times. “Neste primeiro encontro, achei que ele foi muito direto e autoritário, mas também encantador. Ele não me deixou exatamente à vontade, mas também não me alarmou.”

Harvey Weinstein é um dos produtores mais poderosos de Hollywood Bryan Bedder/Getty Images
Continua após a publicidade

O assédio começou quando ele convidou Lupita para assistir a um filme em sua casa, em Westport, Connecticut (EUA). Segundo a atriz, Harvey Weinstein pediu para massagear suas costas, mas a atriz invertou a situação, pois achou mais seguro se oferecer para massageá-lo. “Comecei a massagear suas costas para ganhar tempo para descobrir como me livrar daquela situação indesejável. Não demorou para ele dizer que queria tirar suas calças. Eu disse a ele para não fazer isso, que me deixaria extremamente desconfortável”, afirmou a atriz, que foi chamada de “teimosa” pelo produtor, por pedir para sair do quarto, já que eles não iriam assistir ao filme. “Concordei rindo, tentando sair da situação com segurança. Afinal, eu estava em suas instalações, e os membros de sua casa, as potenciais testemunhas, estavam todas (estrategicamente, me parece agora) em uma sala à prova de som.”

Mas foi durante um jantar em Nova York que o produtor fez uma proposta sexual: “Ele falou para eu não ser tão ingênua, porque se quisesse ser uma atriz, precisaria estar disposta a fazer esse tipo de coisa. Ele disse que namorou a atriz famosa X e Y, e veja onde elas estão agora. Por um tempo, fiquei em silêncio até ter a coragem de recusar sua proposta educadamente. ‘Você não tem ideia da oportunidade que está perdendo’, ele disse. Eu respondi: ‘Com todo respeito, eu não conseguiria dormir à noite se fizesse o que você está pedindo, então não vou aceitar’.

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.