A cantora Luísa Sonza admitiu pela primeira vez que cometeu um ato racista. Em entrevista à youtuber Bianca DellaFancy, Luísa comentou ter tido dificuldades de entender o motivo do processo que sofreu no início por, nas palavras da artista, “ser uma pessoa branca e não viver isso na pele”.
“É importante que tragam isso para mim. Eu cometi esse erro, paguei por esse erro e me arrependo profundamente”, declarou ela. “Óbvio que não foi intencional. Mas a gente [pessoas brancas] comete isso diariamente”, afirmou.
Ela disse ter procurado contato com autores como Silvio Almeida e Djamila Ribeiro após o ocorrido e que o processo para que aprendesse sobre o assunto foi “longo”. “Eu gostaria muito de ter aprendido isso antes. […] Eu tive esse período: ‘Como assim, eu? Eu sou a pessoa que acusa’. Até aceitar e falar: ‘Não, realmente, eu cometi um ato racista’”, afirmou.
‘Foi só assim que eu comecei a entender a minha responsabilidade’
Luisa Sonza
Luísa comentou que as cobranças que recebeu por um posicionamento sobre o caso a fizeram entender a gravidade do ocorrido. “Foi só assim que eu comecei a entender a minha responsabilidade”, disse a cantora, que, ao final, pediu desculpas.
“A nossa educação é racista, a nossa estrutura é racista, a nossa sociedade funciona de forma racista”, comentou. “A Justiça sempre vai ser favorável a nós [brancos]. Para a gente combater isso, a gente precisa ter atitudes individuais que não compactuam com o racismo em que a gente vive, a gente é e a gente é educado a ser.”
Todo o papo com Bianca sobre o tema aconteceu ao Luísa comentar o processo que enfrentou nos últimos anos, movido pela advogada Isabel Macedo e arquivado em agosto deste ano – bem quando a cantora anunciou o término de sua relação com Chico Moedas em rede nacional.
A ação, que envolveu um caso que aconteceu em 2018, foi aberta em 2020 e Isabel, segundo o jornal Folha de S. Paulo, confirmou ter entrado em um acordo com a artista.
Na época, a artista negou que o caso fosse verdadeiro, o que, segundo a artista, se deu por conta de uma notícia que dizia que Luísa teria agredido uma pessoa negra.