La La Land: Cantando Estações fez história no Globo de Ouro 2017, que aconteceu na noite de domingo (8/1) em Los Angeles. Indicado em sete categorias, o musical estrelado por Emma Stone e Ryan Gosling levou todos os prêmios pra casa, se tornando o filme com o maior número de vitórias da premiação.
O casal protagonista de La La Land levou pra casa os prêmios de melhor ator e atriz em comédia ou musical; Damiel Chazelle ganhou como melhor diretor e melhor roteiro; e o filme ainda foi premiado com melhor trilha sonora original, melhor canção original (City of Stars) e melhor filme de comédia ou musical.
Duas estreias foram os destaques nas categorias de TV. The Crown, da Netflix, sendo eleita a melhor série dramática e tendo Claire Foy como melhor atriz em série dramática. E Atlanta, do FX, série criada, dirigida e protagonizada por Donald Glover, que teve sua série considerada a melhor de comédia ou musical, além de ter ficado com o prêmio de melhor ator em série de comédia ou musical.
Discursos emocionantes e feitos históricos
Foram muitos momentos de emoção durante o Globo de Ouro apresentado por Jimmy Fallon, que fez poucas piadas e abriu espaço para diversos discursos marcantes, pregando a igualdade, tolerância e empoderamento feminino, muitos deles criticando a política de Donald Trump.
Tracee Ellis Ross foi a primeira mulher negra em 35 anos a ganhar o Globo de Ouro de melhor atriz em comédia ou musical, ela foi premiada pelo papel de Rainbow Johnson, em Black-ish.
Viola Davis e Meryl Streep protagonizaram os melhores momentos da cerimônia. Na mesma semana em que ganhou uma estrela na Calçada da Fama das mãos de Meryl Streep, Davis levou pra casa o prêmio de melhor atriz coadjuvante por Fences e destacou a importância da mensagem do filme.
“Não é todo dia que Hollywood pensa em traduzir uma peça para as telas”, falou Viola Davis em seu discurso, que ainda teve agradecimento especial à Denzel Washington. “Um líder extraordinário e um grande diretor e ator.”
Mas foi na hora de entregar o Globo de Ouro especial pelo conjuno da obra de Meryl (prêmio o Cecil B. DeMille), que as duas atrizes emocionaram a plateia. Começando com uma declaração de amor e amizade de Viola Davis para a homenageada, que simplesmente fez um discurso que ficará pra história.
Meryl Streep usou seu espaço para criticar Donald Trump e sua intolerância contra minorias, dizendo que ela e todos ali (“Hollywood, estrangeiros e a imprensa”) fazem parte dos grupos mais “desprezados da sociedade norte-americana atualmente”.
A atriz ainda descreveu uma cena protagonizada por Trump, humilhando um jornalista com uma doença congênita (“Desrespeito convida mais desrespeito, violência incita violência”) e finalizou com uma frase de sua amiga Carrie Fisher, que morreu aos 60 anos no final do ano, a quem ela se referiu como “Princesa Leia”: “Pegue seu coração partido e o transforme em arte”.
Veja a lista dos vencedores do Globo de Ouro 2017:
CINEMA
Melhor Filme de Drama
Moonlight
Melhor Diretor
Damiel Chazelle – La La Land: Cantando Estações
Melhor Atriz Coadjuvante
Viola Davis – Fences
Melhor Ator Coadjuvante
Aaron Taylor-Johnson – Animais Noturnos
Melhor Atriz em Filme Dramático
Isabelle Huppert – Elle
Melhor Ator em Filme Dramático
Casey Affleck – Manchester à Beira-Mar
Melhor Filme de Comédia ou Musical
La La Land: Cantando Estações
Melhor Atriz em Comédia ou Musical
Emma Stone – La La Land: Cantando Estações
Melhor Ator em Comédia ou Musical
Ryan Gosling – La La Land: Cantando Estações
Melhor Trilha Sonora Original
La La Land: Cantando Estações
Melhor Canção Original
City of Stars – La La Land: Cantando Estações
Melhor Filme em Língua Estrangeira
Elle (França)
Melhor Longa Animado
Zootopia – Essa Cidade é o Bicho
Melhor Roteiro
La La Land: Cantando Estações – Damien Chazelle
TV
Melhor Série Dramática
The Crown
Melhor Ator em Série Dramática
Billy Bob Thornton – Goliath
Melhor Atriz em Série Dramática
Claire Foy – The Crown
Melhor Minissérie ou Filme para TV
The People vs O.J. Simpson: American Crime Story
Melhor Atriz em Minissérie ou Filme para TV
Sarah Paulson – The People vs O.J. Simpson: American Crime Story
Melhor Ator em Minissérie ou Filme para TV
Tom Hiddleston – The Night Manager
Melhor Série de Comédia ou Musical
Atlanta
Melhor Ator em Série de Comédia ou Musical
Donald Glover – Atlanta
Melhor Atriz em Série de Comédia ou Musical
Tracee Ellis Ross – Black-ish
Melhor Atriz Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme para TV
Olivia Colman – The Night Manager
Melhor Ator Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme para TV
Hugh Laurie – The Night Manager