Se você acompanha as novidades de k-pop, então você deve ter visto a hashtag “재검토요청_마마” circulando pelos trending topics do Twitter! Os fãs estão enfurecidos com a premiação MAMA 2017 (veja todos os indicados aqui).
Algumas semanas atrás, a MNET (responsável pelo evento) fez uma limpa nos votos, alegando que muitos deles eram ilegais, feitos por métodos de robô ou até mesmo de hackers.
O problema foi que os fãs perceberam que alguns grupos e artistas estavam sendo mais prejudicados do que os outros. Até aí não foi tão problema assim, porque a galera voltou com os mutirões de votos e conseguiu rebater os números perdidos.
Mas chegou o segundo dia da premiação, que foi no Japão, e os fãs ficaram chocados com alguns vencedores. Isso porque grupos como EXO, BTS, Girls’ Generation e Winner, estavam liderando os votos nas categorias que eles estavam concorrendo. Mas na hora do “vamo vê”, não foi assim.
Foi aí que surgiu a comoção nas redes sociais, com os fãs pedindo uma recontagem de votos, mostrando provas de como as votações foram manipuladas. Que feio né, MNET?
Algumas provas que os fãs juntaram são bem surpreendentes! Olha aí:
- O girlgroup PRISTIN venceu na categoria Artista Feminina Revelação com 20 milhões de votos. Mas quem estava liderando no site da votação era a Kim Chung Ha, com mais de 26 milhões de votos.
- O Seventeen levou o prêmio de Melhor Dança de Grupo Masculino com pouco mais de 2 milhões de votos. MAS OLHA SÓ! O EXO e o BTS estavam com mais de 30 milhões de votos cada. Absurdo, né?
- Uma das maiores controvérsias foi na categoria Música do Ano. O girlgroup TWICE ficou entre os finalistas, mas elas tinham apenas 1% dos votos nessa categoria. O EXO estava na liderança com Ko Ko Bop e o BTS, Winner e Girls’ Generation vinham logo atrás. Mas quem venceu foi o TWICE, mesmo estando em décimo lugar na votação.
- Para os solos, foi uma surpresa quando nem G-Dragon e nem IU ganharam prêmios. O que todo mundo está achando estranho é que eles dominaram as paradas musicais durante todo o ano com seus lançamentos. Mas nada de levar estatueta pra casa!
E aí, tá bom de prova ou querem mais?
A MNET ainda não se pronunciou sobre as acusações. Ainda falta o último dia de premiação, que vai acontecer em Hong Kong hoje, dia 1 de dezembro. Vamos ficar de olho hein?