Continua após publicidade
Continua após publicidade

Já assistimos Fale Comigo e te contamos por que é o filme de terror do ano

O filme, que estreia nos cinemas no dia 17 de agosto, traz, com sucesso, uma nova maneira de retratar possessões.

Por Arthur Ferreira Atualizado em 12 ago 2023, 17h20 - Publicado em 12 ago 2023, 10h21

Sendo considerado por muitos como o filme de terror do ano, o tão aguardado Fale Comigo chega nos cinemas brasileiros no dia 17 de agosto, mas nós da CAPRICHO já assistimos com exclusividade na última segunda-feira (7). E, sim, podemos afirmar que esse hype não é à toa: o filme entregou tudo o que prometeu e mais um pouco!

Na trama de Fale Comigo, acompanhamos um grupo de jovens que descobre como invocar espíritos usando uma mão embalsamada, e ficam obcecados pela adrenalina. E apesar de criarem regras para evitar que as coisas deem errado, a gente já imagina o que acontece, né?

Traumatizada após a morte suspeita da sua mãe, Mia (Sophie Wilde) busca consolo em festas, bebidas e abusos de substâncias para lidar com o luto. Quando um grupo de seu círculo social começa a viralizar na internet com vídeos de supostas possessões, Mia e sua melhor amiga Jade (Alexandra Jensen) ficam em dúvidas se as imagens são ou não reais e decidem participar do jogo.

Continua após a publicidade

Essas possessões que acontecem ao apertar a tal mão viram o grande atrativo das festas, sendo gravadas e postadas nas redes sociais dos jovens. Tudo ocorre da maneira muito fácil: uma vela é acesa para abrir o portal dos espíritos, a pessoa segura na mão, diz “fale comigo” para ver a entidade, e em seguida “eu te deixo entrar” para ser possuído por 90 segundos. Esse é o tempo máximo para a possessão, depois disso o espírito não vai querer deixar o corpo da pessoa.

Tudo dá errado quando a brincadeira vai longe demais e liberta forças terríveis no irmão mais novo de Jade, Riley (Joe Bird).

Confira o trailer:

A Atuação de Sophia Wilde

O maior e único destaque na atuação é da protagonista Mia, que passa por toda a experiência do luto enquanto investiga as possíveis causas e motivações da morte de sua mãe e claro, lida com os espíritos a assombrando. Todo o resto do elenco fica de plano de fundo para a gente conseguir ver a história dela se desenrolar. Mas tudo isso é proposital!

Os diretores tem uma ideia muito clara de como querem contar essa história: 100% sob a perspectiva de Mia já que nós só conseguimos ver os espíritos através dela. Nenhuma interpretação de nenhum outro personagem é representada no filme. E isso ajuda a evidenciar algumas características da protagonista como o narcisismo e o egocentrismo.

Continua após a publicidade

Uma nova maneira de retratar possessões

Propositalmente, todas as regras sobre a possessão no filme são criadas por esse grupo de jovens, que não faz ideia se isso funciona ou não, aumentando o mistério sobre as origens do artefato. Ninguém sabe de onde essa mão e essas regras vieram e se elas funcionam de qualquer forma.

Fale Comigo muda um pouco a ideia de possessão que temos de outros longas do tipo. Ao contrário das retratações normais que são sempre extremamente violentas e dominantes, dessa vez é algo mais relacionado à conexão e permissão daquilo estar presente na sua vida.

O filme também faz questão de mostrar que existem vários tipos de possessões, alguma são mais leves, outras, mais brincalhonas, tristes e, claro, violentas. Outra característica é que parece que cada personagem acaba trazendo um tipo de espírito diferente conforme o seu estado emocional no momento.

Continua após a publicidade

Terror x Drama

Conseguimos ver algumas influências bem fortes de filmes como O Babadook e O Exorcista. Apesar de não contar com muitos jumpscares, o filme tem três cenas absolutamente perturbadoras e marcantes. Já a parte dramática deixa um pouco a desejar, principalmente no quis dizer respeito ao drama familiar. Isso não se torna um grande problema, já que a trajetória da protagonista compensa bastante a falta de emoção nesses momentos.

Direção

A produção marca a estreia dos diretores Danny e Michael Philippou, famosos pelo canal RackaRacka no YouTube. Os irmãos gêmeos começaram filmando as lutas que faziam com os amigos até que decidiram fazer algo mais profissional com o seu conteúdo. Entre Facebook e YouTube, o tem mais de 2 bilhões de visualizações e mais de seis milhões de inscritos.

Um dos primeiros sucessos do canal do YouTube foi Harry Potter x Star Wars, que recebeu 7 milhões de visualizações em apenas uma semana. Confira:

Continua após a publicidade

Foi em 2020 que os jovens anunciaram que estavam realizando Fale Comigo, o seu primeiro filme para o cinema. E foi um sucesso logo de cara, né?

E vai ter continuação, viu?

O filme comprado pelo estúdio A24 já tem sequência confirmada! Os Philippou retornarão como diretores no longa intitulada em inglês como Talk 2 Me. Bill Hinzman, que assina o roteiro ao lado de Danny, também retornará para a sequência. Ainda não foram divulgados os detalhes sobre a trama do novo filme e nem confirmação se o elenco do original voltará para a produção.

Continua após a publicidade

Fale Comigo tem estreia marcada para 17 de agosto no Brasil.

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.