O Prêmio Netflix, que teve sua estreia em 2013, é uma iniciativa que busca incentivar e promover filmes independentes nacionais. Esse ano, a Netflix irá escolher dois filmes nacionais para colocar no catálogo mundial do serviço de streaming com acesso à mais de 80 milhões de assinantes em mais de 190 países.
Os dez filmes concorrentes são:
- Levante!
- Porque temos esperança
- A História da Eternidade
- Ventos de Agosto
- À Queima Roupa
- Califórnia
- Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois
- Obra
- O Último Cine Drive-In
- My name is now, Elza Soares
A escolha de um dos filmes será através do voto do público pelo site premionetflixbr.com e o outro será escolhido por um júri composto de atores, diretores e influenciadores digitais. Entre os influenciadores estão Hugo Gloss e a Luisa Clasen, do canal Lully de Verdade, que concederam uma entrevista à Capricho.
“É muito especial para mim ser escolhida dentre vários canais de cinema que são importantes, relevantes e tão legais”, disse Lully. “E eu, como cineasta por formação, to tendo esse sabor de estar perto de realizadores, e poder ter contato com esses filmes é uma experiência única e muito legal”.
Para Hugo Gloss, é ótimo poder estar lá para representar a internet, que ele vê como um meio do futuro: “A gente tá aqui como um reflexo de para onde caminha a humanidade. Estamos aqui porque a internet é o futuro, é o meio que vai democratizar as produções audiovisuais”.
Sobre os filmes, Lully revelou que já assistiu dois deles, apesar de não poder contar quais. Mas, para ela, é difícil saber qual pode ganhar o voto do público: “Às vezes os filmes mais comerciais a gente espera que o público vai ter mais apego, mas, na verdade, a gente pode se surpreender, né?”
Já que estamos falando de filmes, a Lully aproveitou e fez uma listinha com os favoritos dela. Tem Distrito 9, Wall-e, Hitchcock e O Aviador, já assistiram algum?
Não se esqueçam de acessar o site do Prêmio Netflix para votar no seu filme favorito!