ano de 2024 tem impulsionado a carreira de diversos artista que mereciam uma maior atenção, como Sabrina Carpenter e Chappell Roan, e uma das grandes apostas para viralizar em nível mundial é a carismática rapper Doechii.
Já conhecida por hits como Persuasive e What It Is, que se tornam fizeram sucesso nas redes sociais, Doechii tem entregado novos hits com o mesmo potencial. Em março, a artista lançou Alter Ego, faixa com uma batida disco e latina e rimas cheias de flow. Em junho, ela lançou MPH e ROCKET, e lançou seu mais recente single, NISSAN ALTIMA, no início de agosto.
@iamdoechii_
De Jaylah para Iamdoechii
Jaylah Ji’mya Hickmon nasceu em 14 de agosto de 1998, em Tampa, na Flórida, e cresceu em um ambiente cristão. Na Howard W. Blake High School, ela se envolveu com balé, sapateado, atuação, torcida e ginástica, formando a base para a versatilidade que vemos hoje em dia em suas músicas.
A trajetória musical de Doechii começou no ensino médio, quando ela começou a escrever poesia e rap. Em 2016, aos 18 anos, ela lançou sua primeira música, Girls, no SoundCloud. Na época, ela usava o nome artístico Iamdoechii. Mas foi em 2020, com o lançamento de seu EP de estreia Oh the Places You’ll Go, que Doechii começou a chamar a atenção. O projeto, produzido de forma independente, foi elogiado pela Rolling Stone por sua mistura única de pop, dance e hip hop.
Virais no TikTok
O single Yucky Blucky Fruitcake, lançado em setembro de 2020, foi um divisor de águas. A faixa se tornou um sucesso viral no TikTok em 2021 e o sucesso da música chamou a atenção de gravadoras, o que a levou a assinar um contrato com a Top Dawg Entertainment (TDE) em colaboração com a Capitol Records em 2022.
Seu segundo EP, She/Her/Black Bitch, lançado em 2022, contou o single Persuasive, que logo depois ganhou uma versão com a participação de SZA. A música viralizou tanto que entrou na playlist de verão do ex-presidente Barack Obama, ao lado de artistas consagrados como Beyoncé e Prince.
Depois foi a vez de What It Is, sua colaboração com o rapper Kodak Black, também se tornar viral em 2023. A música alcançou a Billboard Hot 100 e foi certificado como platina pela RIAA (Associação Americana da Indústria de Gravação).
Além de sua música, Doechii também estreou como atriz no filme Earth Mama (2023), dirigido por Savanah Leaf. O filme conta a história de uma jovem mãe solteira que está grávida novamente. A rapper interpreta a personagem Tirina.
Influências e legado
Doechii é frequentemente comparada a ícones do rap como Nicki Minaj, Missy Elliott e Azealia Banks devido ao seu flow dinâmico e sua habilidade de mudar de estilo com facilidade. Ela cita Minaj e Lauryn Hill como suas principais influências. Com apenas 25 anos, Doechii já conquistou o prêmio Rising Star Award (algo como Melhor Novo Artista) no Billboard Women in Music em 2023 e indicações em prêmios como o MTV Video Music Awards.
Doechii está apenas começando, e sua jornada, marcada por um flow inteligente, versatilidade e autenticidade, promete marcar a cena do rap para as próximas gerações.