Não faz nem seis meses que Despacito foi lançada, mas a música já alcançou grandes feitos. O clipe dos porto-riquenhos Luis Fonsi e Daddy Yankee (que mais tarde ganhou uma versão remix com Justin Bieber) chegou a mais de 2 bilhões de visualizações no YouTube e a faixa se tornou a primeira canção em espanhol a alcançar o topo da Billboard Hot 100 desde Macarena. Mas os sucesso do reggaetón não ficou apenas no ramo musical, não!
De acordo com a Billboard, a música ajudou a melhorar a economia de Porto Rico. É que o interesse por turismo no país aumentou 45% desde que a canção se tornou sucesso internacional. O clipe, cheio de cenas em lugares típicos porto-riquenhos, e a própria letra, que faz referência ao país, fizeram com que as pessoas conhecessem um pouco mais da ilha e decidissem passar as férias lá!
Segundo o site local Un Nuevo Dia, guias turísticos porto-riquenhos já até incluíram alguns lugares que aparecem no clipe em seus tours. É o caso do bar La Factoría, do bairro antigo de San Juan e da cidade praiana La Perla.
Em seu Instagram, Luis Fonsi comemorou o feito. “Que alegria me dá ler isso em veículos internacionais. Porto Rico é o verdadeiro protagonista desta canção e deste clipe. Sempre foi minha grande inspiração”, escreveu.
Que loucura, né?