O Brasil recebeu uma triste notícia nesta quarta-feira (9/11). Gal Costa, um dos principais nomes da música nacional, morreu aos 77 anos em São Paulo. A causa da morte ainda não foi revelada, mas sabe-se que a cantora havia feito recentemente uma cirurgia por conta de um nódulo na fossa nasal e seu show no Primavera Sound 2022 foi cancelado pouco tempo antes.
Conforme sua morte chega aos ouvidos dos brasileiros, as redes sociais se enchem cada vez mais de mensagens de tristeza e também de amor pelo legado de Gal. Além de seus fãs, alguns famosos e amigos pessoas da cantora já prestaram suas homenagens – incluindo os também integrantes da antiga Doces Bárbaros: Gilberto Gil, Caetano Veloso e Maria Bethânia.
Em seu Instagram, Gil compartilhou em formato de vídeo um último recado à amiga. “Vai com ela a voz maviosa, o encanto do canto extraordinário que sempre foi a sua marca. Fica conosco a saudade, a tristeza, o pesar”, narra ele ao som de Viagem Passageira. Na legenda, ele escreve: “Nossa irmãzinha se foi”.
Duas horas antes da morte da cantora ser anunciada, um vídeo de dueto com Caetano Veloso foi publicado em seu Instagram. Pouco tempo depois, o cantor estava falando com a Globonews sobre sua perda. “Eu fiquei muito abalado hoje. Nós ficamos com uma intimidade muito grande na música. Quando Bethânia foi chamada para vir ao Rio, aí nós viemos. Mais tarde Gal veio”, contou ele.
Durante a entrevista, ele comentou que a primeira coisa que fez ao saber da morte de Gal foi ligar para Gilberto Gil e sua irmã Maria Bethânia. “Liguei para falar qualquer coisa. Para dar um beijo”, disse Caetano emocionado.
Amigas há muitos anos, Bethânia publicou em seu Instagram um vídeo se despedindo de Gal: “Em choque, triste demais, difícil demais. Eu nunca pensei um dia chegar a vocês para falar sobre a dor de perder Gal. O Brasil que ela sempre encantou com sua voz única, magistral, hoje, inteiro, chora. Como eu“.
Descanse em paz, Gal. Você foi e sempre será gigante <3