Foi a gente que pediu, sim! Ou quase, né? Uma das principais novidades do BBB24 é um sistema de votação misto. Agora, além de votar em mutirões, quantas vezes quiser (Voto da Torcida), quem acompanha o programa tem direito a um voto por CPF (Voto Único). Cada modalidade terá peso de 50% e o resultado será a média ponderada das duas.
O Voto Único tem sido pedido há muito tempo. No entanto, após o flop da última edição, a direção do reality show finalmente compreendeu a necessidade de evitar que os fãs de um determinado participante tenham total controle sobre o rumo do jogo. Com isso, é provável que mais pessoas se sintam motivadas a votar (mesmo que apenas uma vez) e brothers e sisters que não têm uma torcida tão engajada — apesar de entregarem entretenimento — cheguem mais longe.
Também acredita-se que este seja o começo do fim dos recordes de votos, dos índices altíssimos de rejeição e dos programas de votação automática, os famigerados “robôs”. Até porque, esse sistema de votação misto mais parece um teste para avaliar o impacto que aderir de vez ao Voto Único teria nos números astronômicos que a Globo apresenta aos possíveis patrocinadores.
Outra alteração nesse sentido, ainda sem muitos detalhes divulgados, é que em algum momento da atração o público votará para eliminar um dos emparedados e, em outro, votará para manter seus favoritos na disputa pelo prêmio milionário (como acontece em A Fazenda, por exemplo). Ou seja, as “plantas” não devem subir ao pódio este ano — a gente agradece!