João Luiz já entrou para a história do Big Brother Brasil. O brother protagonizou o Jogo da Discórdia desta semana porque foi muito além do “fogo no parquinho” já tradicional das segundas-feiras: o professor encontrou força no meio de tanta dor e expôs ao vivo a fala preconceituosa de Rodolffo sobre o seu cabelo.
Na dinâmica, os participantes indicaram quem são os melhores e os piores jogadores da casa. Eles também tiveram que apontar quem são as pessoas que jogam sujo lá dentro. E João Luiz foi gigante ao explicar por que o cantor sertanejo merece esse último título em sua opinião.
Com a voz embargada, porém com muita firmeza, ele contou para o Brasil inteiro o quanto a comparação de seu cabelo black power com a peruca de “homem das cavernas” é problemática. O quanto o racismo mora nos detalhes e passa despercebido no nosso dia a dia. O quanto “brincadeiras” como essa (que não são brincadeiras) machucam e podem destruir a autoestima de uma pessoa negra.
Confira o momento:
João foi extremamente corajoso em expor sua dor e acreditamos que seja compartilhada por milhares de pessoas. Esse vídeo pode ser gatilho para as pessoas, se assistirem, espero que sintam-se abraçados #BBB21
🎥 Reprodução Globoplay pic.twitter.com/r3l76STLC2— João Luiz 🌎 (@joaoluizpedrosa) April 6, 2021
O país vibrou nas redes sociais com a coragem do brother de falar sobre o episódio na véspera do Paredão (Rodolffo disputa a permanência na casa ao lado de Caio e Gilberto), mas esse desabafo está longe de ser uma mera alfinetada que faz parte do jogo. O choro de João Luiz, que veio após a vergonhosa “justificativa” do cantor, NÃO É ENTRETENIMENTO.
Tudo o que acontece na casa, para o bem ou para o mal, é um reflexo da nossa sociedade. E nós estamos em pleno 2021, gente! É inadmissível que João Luiz e tantos outros sejam vítimas de preconceito. O choro do brother deu tapa na cara da branquitude, que sempre fecha os olhos e deixa a “piadinha” passar.
O confinamento do BBB21 é um ambiente controlado, não é terra de ninguém. Por isso, como diz Tiago Leifert, faltou fair play do próprio programa, que tratou o desabafo de João Luiz como uma situação do jogo. Faltou, no mínimo, o apresentador chamar atenção para a gravidade do comentário de Rodolffo. Agora, a responsabilidade está nas mãos do público. E que ninguém mais passe pano para o que é errado!
João Luiz, você é incrível. Seu cabelo crespo é LINDO!